Quem visita a Bicibiblioteca se depara com títulos e gêneros variados. Os exemplares vão desde livros profissionalizantes ou publicações de culinária, por exemplo, a biografias, livros de poesia, de contos, crônicas, livros infantis ilustrados, entre outros. A bicicleta adaptada para incentivar a leitura por meio, principalmente, da troca de livros, chegou a Araçatuba em janeiro e permanece na cidade até abril.
Em março, as datas são: 5, 11, 12, 19, 25 e 26/03. Aos sábados, a bicicleta fica posicionada no estacionamento do supermercado Atacadão, patrocinador local do projeto, e aos domingos, na Praça Getúlio Vargas, sempre das 9h às 14h. Para pegar um livro oferecido pelo projeto, basta ir até um dos locais e levar seu livro usado para a troca.
Além da troca de livros realizada nos dois espaços citados, a “Bici” ainda realizará ações em entidades assistenciais da cidade.
Projeto
A BiciBiblioteca é uma realização da FGM Produções, Girassol Incentiva, Ministério da Cultura e Governo Federal, viabilizada com recursos do Programa Nacional de Apoio à Cultura (Pronac), por meio da Lei Rouanet, e com patrocínio da empresa Atacadão; em Araçatuba, conta ainda com apoio da Prefeitura Municipal.
Além de Araçatuba, a bicicleta dos livros já passou pelas cidades de Canoinhas (SC), Três Barras (SC), Pacajus (CE) e Cambé (PR), e em breve estará nas capitais São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA) e Recife (PE).
A seleção do acervo foi feita inicialmente pela coordenadora pedagógica Marta Pinto Ferraz e por Fabiana Maugé, idealizadora da BiciBiblioteca e diretora da FGM Produções Culturais. As editoras Saber e Ler e Nano Books forneceram gratuitamente mais de 1000 livros para o projeto. Além dos títulos oferecidos diretamente pelo projeto, os livros fornecidos pela população também são disponibilizados para trocas – desde que estejam em bom estado.
Deixe o seu comentário