Três alunas universitárias de Bauru (SP) estão sendo alvo de críticas nas redes sociais após um vídeo (veja mais abaixo) em que elas zombam de uma colega de classe de 40 anos ter se tornado viral. Nas imagens, as jovens ironizam a idade da mulher, sugerindo que ela deveria estar aposentada e afirmando que ela não sabe o que é o Google.
No vídeo, uma das estudantes ironiza: “Gente, quiz do dia: como ‘desmatricula’ um colega de sala?”. Logo na sequência, outra jovem responde: “Mano, ela tem 40 anos já. Era para estar aposentada”. “Realmente”, concorda a terceira fazendo uma cara de deboche.
A atitude das estudantes gerou indignação entre os internautas, que condenaram a discriminação etária e defenderam a importância da inclusão e do acesso à educação. Uma usuária das redes sociais compartilhou a história da avó, de 65 anos, que teve a oportunidade de entrar na faculdade e como isso mudou sua vida. Outra comentou que sua mãe, de 50 anos, também está prestes a ingressar na faculdade e que esse tipo de comportamento é inaceitável.
A Universidade UniSagrado, onde o incidente ocorreu, divulgou um comunicado condenando qualquer tipo de discriminação e enfatizando seu compromisso com a diversidade e a inclusão. “Para começarmos esta conversa, deixamos claro que não compactuamos com qualquer tipo de discriminação. Completando… defendemos uma causa: A EDUCAÇÃO. Na verdade, somos a causa. Acreditamos que todos devem ter acesso à educação de qualidade, desde pequenos até quando cada um quiser, porque educação é isso: autonomia. Isso tudo faz sentido para nós”.
Colegas fazem homenagem
Após a grande repercussão do vídeo, a aluna recebeu uma demonstração de carinho e apoio de seus colegas de curso. Ela foi surpreendida com um buquê de flores e um gesto de solidariedade que foi compartilhado pela sobrinha da mulher em seu perfil no Instagram.
A publicação recebeu diversos comentários de apoio e incentivo, mostrando que a comunidade acadêmica não tolera nenhum tipo de preconceito ou discriminação. Uma colega de curso da aluna disse: “Nós, do 4º ano de Biomedicina, repudiamos qualquer falta de respeito e preconceito. Ficamos muito felizes em saber que em breve teremos uma colega de profissão tão espetacular como você, Paty. Conte com nosso apoio sempre”. Outro comentário desejou “que venham muitas coisas boas na vida dela”.