A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou, nesta quinta-feira, 2, o registro de uma nova vacina contra a dengue. O imunizante Qdenga, da empresa Takeda Pharma Ltda, é o primeiro destinado para população entre os 4 e os 60 anos.
No Brasil, há outra vacina voltada para combater a doença, a Dengue Axia, que pode ser utilizada somente por pessoas entre 9 e 45 anos, que já tiveram a doença. Além disso, ela está disponível somente em unidades de saúde particulares.
A Qdenga é composta por quatro diferentes sorotipos do vírus causador da doença, e está disponível em esquema de duas doses, com intervalo de três meses entre as aplicações.
Eficácia
De acordo com a Anvisa, o imunizante demonstrou eficácia geral de 80,2% contra a dengue causada por qualquer sorotipo e independente de situação sorológica de base para dengue (indivíduos soropositivos e soronegativos) em 12 meses após administração da vacina.
A Qdenga também foi avaliada pela agência sanitária européia (EMA), tendo recebido uma recomendação positiva no âmbito do programa “EU Medicines for all”, um mecanismo que permite a avaliação de medicamentos que se destinam a ser utilizados em países de baixa e média renda fora da União Europeia (UE). A comercialização foi aprovada na União Europeia em 20 de dezembro de 2022.
Deixe o seu comentário