A secretária municipal de Assistência Social de Araçatuba, Suzeli Denys de Oliveira, viveu momentos de pavor durante as fortes chuvas que devastaram o município de São Sebastião. Ela estava na Praia da Baleia, no litoral norte paulista, quando a tempestade caiu. As cinco crianças que estavam no grupo tiveram de ser resgatadas de caiaque, pois a água subiu cerca de um metro em menos de uma hora.
Suzeli conta que chegou ao litoral na sexta-feira (17), para passar o Carnaval na praia, onde a família possui uma casa. A chuva começou por volta das 15h de sábado (18) e não parou mais. A família acordou por volta da 1h de domingo e a casa, que é térrea e fica em um condomínio fechado, já estava começando a inundar.
Dentro de casa, a água subiu muito rápido, segundo ela. “Aumentou uns 50 centímetros de água em uma hora. Lá fora, já estava em um metro de altura”, contou. Com a rápida inundação, não deu tempo de tirar todos os objetos da casa e eles acabaram perdendo colchões, cama e eletrodomésticos.
“Foi aquela correria, todo mundo apavorado, o temporal inundou todas as casas do condomínio. Foi assustador, doloroso, a gente fica pensando nas pessoas, porque bens materiais a gente conquista outros depois. Muitas pessoas morreram e quando a gente vivencia uma coisa dessas vê o quanto a gente é frágil e Deus é bom”, afirmou.
As cinco crianças que estavam com a família tiveram de ser resgatadas de caiaque, por causa da altura da água. Eles foram para uma outra casa, que fica a um quarteirão de onde eles estavam. “Um ajudou o outro. Ficamos alojados em um sobrado depois da inundação”, contou.
A secretária e sua família conseguiram sair de São Sebastião nesta quarta-feira (22), após a liberação de um trecho da rodovia Rio-Santos. Mesmo assim, a saída foi um caos, porque há muitas barreiras na pista e passava somente um carro por vez. “O governador pediu que os turistas saíssem e estava todo mundo apavorado pra ir embora”, relatou. De São Sebastião a São Paulo, eles levaram sete horas, trajeto que, normalmente, se faz em duas horas.
Antes de saírem, a filha e o genro da secretária estiveram no local que serve de base de apoio às famílias desabrigadas e desalojadas e ajudaram com doações. Ela conta, ainda, que chegou a pagar R$ 25,00 em um litro de água.
A Praia da Baleia, um lindo cenário do litoral norte, virou um caos, ficou manchada de lama e lotada de árvores e madeiras que foram arrastadas pelas fortes enxurradas.
A secretária, que já está em São Paulo com a família, reforça que a mobilização realizada pela Prefeitura de Araçatuba, por meio das Secretarias de Esporte e Fundo Social de Solidariedade, é muito importante, pois a população do litoral está precisando muito de ajuda. Segundo ela, as doações estão chegando de helicópteros e barcos.
A campanha está arrecadando água e produtos de higiene e limpeza (saco de lixo, detergente, álcool, escova de dentes, pasta, sabonete etc.), que serão enviados às autoridades da cidade de São Sebastião. As doações podem ser feitas até a sexta-feira (24), das 9h às 18h, no Ginásio Municipal de Esportes Dr. Plácido Rocha.