A Polícia Federal deflagrou a operação Aliena Socium, na manhã desta terça-feira (7/2), em Guaratinguetá e Cruzeiro, no interior de São Paulo, com a finalidade de aprofundar as investigações em torno de grupo criminoso suspeito de atuar no tráfico de drogas nas referidas cidades.
Os policiais federais cumpriram seis mandados de busca e apreensão, além de medidas de constrição patrimonial. Ainda no decorrer das diligências, foram apreendidas duas armas de fogo, R$ 22 mil em espécie e um veículo com sinais de identificação adulterados.
Durante as investigações, iniciadas em 2021, a partir de um inquérito policial que investigou a prática do delito de moeda falsa, foram verificados indícios de que suspeitos residentes em Guaratinguetá, incluindo o sócio proprietário de uma revendedora de veículos, foram responsáveis por remessas de substâncias ilícitas destinadas às cidades do chamado Vale Histórico, incluindo Guaratinguetá e Cruzeiro, além de cidades do sul de Minas Gerais.
Se confirmadas as suspeitas, os envolvidos poderão responder por tráfico de drogas e associação para o tráfico de drogas.