Duas jovens de Araçatuba procuraram a Polícia Civil para denunciar perfis falsos com suas identificações que são associados a venda de conteúdo erótico. Os perfis funcionam como um atrativo para o internauta chegar ao site que comercializa conteúdos eróticos.
Uma das vítimas é uma jovem de 18 anos moradora no bairro Villa Alba. Ela foi à delegacia nesta segunda-feira e relatou que ficou sabendo de um perfil na rede social Instagram usando seu nome e sua foto.
No mencionado perfil há um link que remete a um site de venda de conteúdo adulto mediante pagamento, ou seja, uma assinatura mensal, e consta que a vítima é uma das pessoas que têm conteúdo disponível para comercialização. Ela disse estar constrangida e pede apuração do caso.
A outra vítima é uma jovem de 23 anos moradora no bairro Saudade. Ela também informou que tomou conhecimento de um perfil falso criado com sua foto e nome induzindo que trabalha com venda de fotos íntimas e outros materiais de conteúdo adulto, com disponibilização de um link neste perfil.
Os casos foram registrados como Difamação e a Polícia Civil vai investigar as duas situações denunciadas. É comum usuárias de redes sociais postarem que estão com perfil clonado e associado a venda de conteúdo adulto.
PIX
Outro golpe que vem sendo aplicado atraindo internautas por meio de redes sociais é o de investimento com depósito via pix. Nestes casos os golpistas hackeiam perfis reais ou criam um perfil clone e, se passando pelo usuário, começam a mandar mensagens aos amigos dizendo que descobriram uma forma de investimento com retorno rápido via pix, fazendo transferência com retorno garantido de um valor superior ao depositado, em questão de minutos.
As vítimas, nestes casos, são os amigos das vítimas, que sem saber que é um perfil hackeado ou clonado, acreditam na história e acabam transferindo valores.