Os vereadores Arnaldinho (Cidadania), Gilberto Batata Mantovani (PL) e Antônio Edwaldo Dunga Costa (União Brasil) são os novos membros efetivos do Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara Municipal de Araçatuba. A eleição para o biênio 2023-2024 ocorreu no início dos trabalhos da 2ª Sessão Ordinária do ano, realizada na segunda-feira (13/02). Os vereadores Luís Boatto (MDB) e Regininha (Avante) foram escolhidos como membros suplentes.
Na sequência, o plenário também elegeu os membros da Corregedoria Parlamentar para os próximos dois anos. Com 14 votos, foram eleitos os vereadores Nelsinho Bombeiro (PV) para o cargo de corregedor titular e Coronel Guimarães (União Brasil) como corregedor substituto.
Os membros do Conselho de Ética são responsáveis por zelar pela observância dos preceitos do Código de Ética e Decoro Parlamentar e também do Regimento Interno da Câmara, apurando as infrações que forem cometidas e atuando para preservar a dignidade do mandato parlamentar.
Já os corregedores parlamentares devem promover a manutenção do decoro, da ordem e da disciplina na Câmara Municipal de Araçatuba, representando ao Conselho de Ética e Decoro.