O coronel aposentado da Polícia Militar Paulo Augusto Leite Motooka, 53 anos, de Araçatuba, foi nomeado diretor regional de esportes pela secretária de Esportes do Estado de São Paulo, Coronel Helena Reis, de quem foi colega de turma na Academia de Polícia Militar do Barro Branco, no final da década de 1980.
Motooka, que entrou para a reserva no dia 11 de fevereiro, teve a nomeação publicada no Diário Oficial do Estado na semana passada. Na última sexta-feira (18), ele esteve em São Paulo para acertar a sua posse, que deve ocorrer nos próximos dias.
A diretoria regional de esportes atende a 40 municípios, tem sede em Araçatuba e duas inspetorias, uma em Birigui e outra em Penápolis. Dentre as suas atribuições está firmar parcerias com os municípios para viabilizar programas voltados ao esporte e ao lazer desenvolvidos pelo Estado.
Um deles, que deve ser o carro-chefe da nova gestão, é o de revelação de talentos, programa que ainda não tem nome definido, mas deve ser batizado de São Paulo Olímpico. A ideia é buscar atletas nas bases, passando pelo amador até o profissional, investindo nas novas gerações para que se transformem em competidores olímpicos.
“Vamos buscar parcerias com os municípios para revelar talentos. Nosso objetivo é fazer um trabalho de política pública para que as ações cheguem à sociedade”, afirmou Motooka.
O coronel e novo diretor de esportes disse que está tomando pé dos programas já existentes e entrar em contato com os municípios para fazer esta gestão, com um mapeamento do que vem sendo feito e o que pode ser trazido para a região. Dentre os projetos já realizados pelo Estado em parceria com as cidades estão competições como Jogos Abertos, Jogos Regionais e Jogos da Melhor Idade.
Motooka, que atuou durante 36 anos na Polícia Militar, foi comandante do CPI-10 (Comando de Policiamento do Interior Dez) e do policiamento ambiental do Estado. Possui bacharelado, mestrado e doutorado em Ciências Policiais de Segurança e Ordem Pública. É também bacharel em Psicologia e em Direito, com especialização em Direito Ambiental e em Direito Processual.
No esporte, é praticante de corrida de rua desde os 14 anos de idade. Já correu dez meias-maratonas e seis São Silvestres, tradicional corrida de rua de São Paulo realizada no último dia de cada ano. É também praticante de musculação e de pilates.
Candidato a deputado estadual, obteve 10.147 votos
Em 2022, ingressou na política, se filiando ao Republicanos, mesmo partido do governador paulista Tarcísio de Freitas. Foi candidato a deputado estadual, obtendo 10.147 votos, mas não conseguiu se eleger. Apesar de ter considerado uma experiência interessante, ele diz que, por enquanto, não tem planos de concorrer novamente.
“Uma eleição estadual exige muito recurso, é difícil depender do fundo partidário e fica uma campanha muito prejudicada. Em relação às eleições municipais, vamos sentir para ver como vai ser”, afirmou.