O empresário Chaim Zaher, fundador do Grupo SEB, será o grande homenageado do Empreendedor do Ano 2023, programa idealizado e promovido pela EY, organização global de auditoria e consultoria. Zaher irá representar o Brasil no EY World Entrepreneur Of The Year, etapa global da premiação, que ocorre em junho, em Mônaco.
O Programa Empreendedor do Ano é realizado desde 1998 e tem como objetivo identificar, reconhecer e contribuir com líderes empresariais de setores e mercados distintos que, com sua visão de futuro, têm algo em comum: a vontade de transformar a realidade do País, deixando seu legado e contribuindo para a construção de um mundo de negócios melhor.
Em sua 25ª edição, o Empreendedor do Ano Brasil homenageou 26 empresários, em cerimônia realizada em São Paulo, nessa quarta-feira (8).
A cerimônia de premiação da 25ª edição do Programa Empreendedor do Ano Brasil ocorreu nesta quarta-feira (8/2) em São Paulo (SP). Na ocasião, foram homenageados 26 empreendedores e executivos de destaque, nas categorias Master, Emerging, Impacto, Family Interprise, e Executivo Empreendedor.
Biografia
Chaim Zaher é presidente do Grupo SEB. Nasceu no Líbano, no início da década de 1950. Não se sabe a data exata, pois em seu vilarejo, Habbarie, poucas crianças tinham um registro oficial de nascimento. Quando tinha sete anos, sua família veio para o Brasil, fugindo da guerra civil, e estabelecendo-se em Araçatuba, interior de São Paulo.
Trabalhou desde muito pequeno, inclusive vendendo chicletes nas ruas de Habbarie. Aos vinte anos, passou a trabalhar com o irmão em um cursinho em Araçatuba, descobrindo seu amor pela educação. Foi bedel, porteiro e representante comercial. Por sua dedicação e bons resultados, foi convidado a montar uma unidade do cursinho Equipe em Araçatuba, iniciando a história do SEB.
O Grupo é, hoje, o maior conglomerado educacional do país e, por meio de seu instituto, promove e apoia projetos voltados à formação de crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social e sua inserção no mercado de trabalho.
Empresários premiados
Categoria Master: Andrea Seibel (Leo Madeiras); Bruno Ferrari (Grupo Oncoclínicas); Chaim Zaher (Grupo SEB); José Isaac Peres (Multiplan); Péricles Pereira Druck e Sérgio Ribas (Irani Papel e Embalagem) e Teobaldo Costa (Atakadão Atakarejo).
Categoria Emerging: Diego Siqueira (Trinus .co); Flávio Castaldi, Pedro Roso e Rodrigo Lopes (Docket); Goldwasser Neto e João Pedro Mano (Accountfy); Mônica Granzo (Smarkets); Mônica Hauck (Sólides); Tiago Dalvi (Olist).
Categoria Impacto: Danilo Costa (Educbank); Douglas Lopes (Incentiv.me); Guilherme Pierri (Digital Favela); Lucas Infante (Food to save); Roberta Faria e Rodrigo Pipponzi (Editora MOL) e Tomás Martins (Tembici).
Categoria Family Enterprise: Sérgio Moura e Paulo Sales (Grupo Moura).
Categoria Executivo Empreendedor: Eduardo Bartolomeo (Presidente da Vale S.A.).