A Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (CIHDOTT) da Santa Casa de Araçatuba coordena no inicio da tarde desta quarta-feira (4/1) a primeira captação múltipla de órgãos deste ano.
O doador é um rapaz de 20 anos, de Birigui, internado no dia 1º por traumatismo craniano grave decorrente de um acidente motociclístico. Apesar dos esforços das equipes médicas o paciente não reagiu ao tratamento intensivo.
A morte cerebral foi constatada ontem (3/1) e os familiares autorizaram a doação de órgãos.
Pelas compatibilidades confirmadas pela Central Nacional de Transplantes, serão captados : pulmões (Incor/SP), fígado (Hospital de Sorocaba) rins, coração para retirada de válvulas e cóneas ( Hospital de Base de São José do Rio Preto) e tecido ósseo ( equipe do Banco de Ossos de Marilia).
O primeiro órgão a ser retirado será o pulmão, cujo transplante precisa ser feito em no máximo 6 horas. A saída dos pulmões está prevista para as 15h30. Um avião da FAB que trará a equipe do Incor transportará o órgão até o Campo de Marte, em São Paulo. O traslado será completado por helicóptero até o heliporto do Incor.
O traslado até o Aeroporto “Dario Guarita”, terá a escolta de um grupo de batedores da Guarda Municipal de Araçatuba.
Em 2022 foram realizadas na Santa Casa de Araçatuba 11 captações de órgãos. De acordo com CIHDOTT, não houve recusa de nenhuma das famílias consultadas para doação.
Leia mais:
Portarias da Santa Casa de Araçatuba passam a oferecer acesso à internet gratuita
Ex-paciente volta para agradecer médico e faz doação à UTI da Santa Casa