Matheus Augusto Simões dos Santos, 23 anos, o Matheuzinho, que morreu na noite desta quinta-feira (26) após trocar tiros com policiais militares ao fugir de uma tentativa de abordagem, iria cobrar um outro indivíduo sobre a tentativa de homicídio que ocorreu na noite de quarta-feira (25) no bairro Umuarama, em Araçatuba.
De acordo com informações da polícia, uma equipe do Baep recebeu a informação de que um indivíduo moreno, em um Gol cinza, estaria armado e iria cobrar um outro rapaz sobre a tentativa de homicídio registrada na noite de quarta-feira na rua Álvaro da Fonseca, no bairro Umuarama.
Na ocasião a vítima levou dois tiros no abdome e foi internada em estado grave, sendo submetida a cirurgia. Os autores foram dois homens que estavam em uma moto. Esta vítima seria integrante de uma facção criminosa e já tinha passagem por envolvimento com roubo e é investigado por tráfico.
Com base na informação, os policiais iniciaram patrulhamento e localizaram o veículo mencionado na denúncia. Na tentativa de abordagem o condutor, identificado posteriormente como Matheus Santos, acelerou e fugiu, seguindo pela marginal Brigadeiro Faria Lima, onde acabou batendo o carro na guia de sargeta.
Matheuzinho desceu do carro e tentou fugir a pé. Os PMs viram que ele estava armado. Ao receber ordem de parada ele virou contra os policiais e efetuou dois disparos de pistola 380. Três policiais revidaram e o rapaz foi atingido com tiros de pistola .40. A arma que ele portava estava com 15 cartuchos intactos.
Ele ainda estava com vida e os PMs acionaram o resgate. No entanto, ele já chegou sem vida no pronto-socorro da Santa Casa. No carro dele, no assoalho, os policiais encontraram um revólver calibre 38 com cinco munições intactas.