O prefeito de Araçatuba, Dilador Borges (PSDB), repudiu os atos terroristas praticados na tarde desse domingo (8), em Brasília (DF). “Fere a nossa Democracia. As instituições devem ser preservadas, as manifestações podem e devem ser feitas, mas respeitando as leis, dentro da nossa Constituição. Vandalismo, invasão, quebra de patrimônio público são crimes que deverão ser apurados e os envolvidos condenados”, afirmou, em suas redes sociais.
Borges, que apoiou o ex-presidente Jair Bolsonaro (PSL) no segundo turno, disse ter visto com muita tristeza os atos praticados por bolsonaristas que não aceitam o resultado das eleições de outubro de 2022, que alçou Luiz Inácio Lula da Silva presidente do Brasil. “Sempre fui contra atos de vandalismo praticados no passado pela esquerda e serei contra aos praticados hoje, pela extrema direita”, escreveu.
O prefeito disse, ainda que a FNP (Federação Nacional de Prefeitos) convocou, nesta segunda-feira (9), uma reunião com os prefeitos associados para discutir “esse sentimento de preocupação e apreensão com nossas instituições”.
Ele finalizou seu texto de repúdio aos atos terroristas, afirmando: “O momento, agora, é de ordem, pois só assim teremos progresso”.
Inconformados com o resultado das eleições, apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro de várias partes do País invadiram o Congresso Nacional, o Palácio do Planalto e o Supremo Tribunal Federal (STF), na tarde desse domingo.
Dentre eles estavam dezenas de araçatubenses e biriguienses, além de moradores de outras cidades da região.