A pista de atletismo Belchior Bernad Gomes, em Birigui, foi palco da revelação de muitos talentos do atletismo, que levaram o nome da cidade para o Brasil e o mundo, mas hoje encontra-se em estado de abandono. O mato toma conta do espaço, que está sem manutenção e sem condições de uso.
O lugar que revelou muitos daqueles que se tornaram medalhistas de prata e de ouro em competições estaduais, nacionais e até internacionais, tem 400 metros e cobertura de saibro, mas o mato está crescendo no local, impossibilitando a prática do atletismo e até mesmo caminhadas.
O ex-atleta Paulo Sérgio Novaes, 48 anos, que hoje trabalha como segurança em Birigui, lamenta a situação da pista, localizada no Jardim Cecap. “É um descaso do poder público, porque aquele é um espaço que representa muita conquista no esporte de Birigui, é muita história que não pode cair no esquecimento”, afirma ele, que foi praticante de atletismo.
A falta de manutenção ocorre tanto na pista quanto em sua parte externa. O local possui aparelhos de ginástica que estão danificados, em mau estado de conservação. “Alguns estão sem parafuso e há risco de alguém se machucar durante o uso. Os equipamentos também precisam de engraxamento, lubrificação”, observa Novaes, que foi atleta em Birigui durante muitos anos, entre as décadas de 1990 e 2000.
Paulo Sérgio Novaes destaca, ainda, que na parte externa da pista, onde ficam os aparelhos, há um buraco de 30 a 40 centímetros, o que também é um risco para quem se aventura a andar por lá. “Uma criança ou um idoso podem cair ali e se machucar”, disse, acrescentando que os dois banheiros do local também estão sem manutenção e permanecem fechados, sem condições de uso.
Atleta Edson Miguel competiu no Canadá e no Chile e tem mais de 350 medalhas
Dentre os atletas que passaram pela pista de atletismo de Birigui e levaram o nome da cidade para todo o País e o exterior está o de Edson Miguel, também conhecido como Bebezão, que possui extensa carreira nas modalidades arremesso de peso, lançamento de disco e lançamento de martelo e coleciona mais de 350 medalhas.
Em seu currículo estão destaques como o título de campeão brasileiro de arremesso de peso por quatro anos consecutivos, de 1997 a 2000, além de bicampeão sul-americano e tricampeão paulista. Bebezão também tem também títulos internacionais como a 4ª colocação no Pan-Americano em Winnipeg, no Canadá (em 1999), e campeão do Torneio Orlando Guaita, no Chile.
Há ainda outros nomes que projetaram Birigui no cenário esportivo, como o próprio Paulo Sérgio Novaes, medalhista no arremesso de martelo, e seu tio, Dionísio Novaes, campeão brasileiro de arremesso de peso e disco.
Outro nome de destaque é o de Ezequias de Freitas, que se dedicou por mais de 50 anos ao atletismo, já que foi atleta e depois técnico da equipe do atletismo da Prefeitura de Birigui de 1960 até 2005, contribuindo com a formação de dezenas de atletas campões.
Outro lado
Questionada, a Prefeitura de Birigui enviou uma nota à reportagem do RP10, por meio de sua assessoria de imprensa, que é reproduzida na íntegra, abaixo:
“Em resposta a demanda abaixo a Prefeitura de Birigui informa que com relação ao mato, havia um cronograma para para a limpeza e o trabalho já foi iniciado.
Sobre os aparelhos de ginástica, também já havia previsão de reparo. Desta forma, informamos que o serviço terá início nesta quinta-feira (26/01).
Já sobre o buraco, assim que tomamos conhecimento solicitamos urgência para a Secretaria competente para que possa ser tampado. Serviço que também deverá ser executado nos próximos dias.”