O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), admitiu ter sido eleito por uma base bolsonarista, mas disse que agora tem que governar para todos. A frase foi dita durante visita a Araçatuba, na manhã desta quinta-feira (12), quando fez a entrega de veículos e equipamentos da Defesa Civil a 20 municípios paulistas.
“A partir do momento que você é eleito, você governa para todos. Para os que votaram em você, para os que não votaram em você. Então, eu tenho que olhar agora para os 46 milhões de habitantes do Estado de SP”, afirmou o chefe do Estado de São Paulo.
Sobre o encontro que teve com o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), nessa quarta-feira (11), Freitas disse que é “natural”. “Eu sempre disse que eu ia ter uma relação com a Presidência da República, com o governo federal, republicana, e eu acho que é isso que São Paulo espera de nós”, disse, em entrevista coletiva à imprensa.
O governador defendeu que há muitas políticas públicas que serão mais efetivas se tiver o apoio do governo federal. Como exemplo, citou o enfrentamento à violência e ao crime organizado que, segundo ele, se faz com cooperação entre o Estado e o governo federal.
Ele também citou que a cooperação é importante para o investimento na área da saúde. À imprensa, o governador contou que, na reunião com o presidente Lula, conversou sobre a recuperação financeira das Santas Casas. “Se a gente trouxer dinheiro para as Santas Casas, se a gente aliviar as dívidas, se a gente reajustar a tabela SUS, a gente está beneficiando todos”, argumentou.
Ele disse que também abordou com o presidente a concessão do Porto de Santos à iniciativa privada, que segundo ele, geraria R$ 20 bilhões de investimento e representaria a “redenção” da baixada santista.
“A gente só faz isso com diálogo. Eu entendo que há uma certa ansiedade por parte do nosso eleitorado, mas os resultados saindo lá na frente, eles vão perceber que a gente tá fazendo a coisa certa”, reiterou. “Eu tenho que ter uma atitude republicana de respeito à autoridade que foi constituída, de conversa, de diálogo, e aqui, obviamente, nós vamos conduzir o estado com o que nós propusemos, honrando compromissos de campanha”, completou.