Uma equipe do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) de Araçatuba ajudou uma gestante de 38 anos a dar à luz a uma menina, em um parto prematuro, no bairro Águas Claras. Os profissionais foram acionados por volta das 21h dessa quarta-feira (11), por uma vizinha da grávida, que estava em sua sétima gestação e apresentava hemorragia vaginal.
Ao chegar ao local, os profissionais constataram de que tratava-se de um trabalho de parto prematuro. O bebê estava com circular de cordão, termo para o que é popularmente chamado de “cordão umbilical enrolado no pescoço do bebê”.
A equipe encontrou a mãe sentada em um sofá, já na fase expulsiva do parto, período no qual a mãe faz força para o bebê nascer. A idade gestacional estimada, segundo o médico Carlos Mori, que atendeu a ocorrência, é de 32 semanas (8 meses), tendo como base o tamanho da bebê, já que a mãe não fez pré-natal, tanto que só descobriu que era uma menininha no pós-parto.
“Nós realizamos o parto e deu tudo certo. Mãe e filha passam bem”, afirmou o médico, destacando que a equipe precisou utilizar uma lanterna para fazer o atendimento, já que a residência é bastante humilde e não tinha iluminação. Além de Mori, a equipe do Samu que fez o parto prematuro é formada pela enfermeira Kelly Cristina Mozini Costa e pelo motorista Nicolau Fernandes.
A mãe e o bebê foram encaminhados à Santa Casa de Araçatuba e foi necessário instalar suporte de oxigênio na bebê, para que chegasse em segurança ao hospital.
A equipe do Samu entrou em contato com a saúde do município e a mãe da criança deverá fazer implante de contraceptivo, para evitar novas gestações.