Sedutor, carinhoso, compreensivo. Foi com esses atributos que um rapaz de 30 anos conseguiu conquistar, simultaneamente, o coração de ao menos duas moradoras de Araçatuba (SP). Envolvidas emocionalmente, elas passaram a presentear e a pagar noitadas ao Don Ruan. Os romances, que tiveram início no começo de janeiro de 2023, chegaram ao fim no último final de semana, depois que uma delas descobriu a existência da outra. Após conversarem, as moças, de 23 e 25 anos, descobriram que ambas estavam envoltas nas mesmas promessas de namoro, noivado e casamento em 2024 com um casal de filhos, sonho de quase todas as mulheres.
Uma das mulheres concordou em expor o caso ao RP10.”Não é por vingança, mas quero falar tudo o que aconteceu pois pode haver outras mulheres que também caíram na mesma lábia”, justifica a moça, que pediu para ter a identidade preservada.
Tudo começou com o ‘match’ no Tinder e conversas e encontros agradáveis. “A forma com que ele conquistava as vítimas era dizendo ser um homem caseiro, trabalhador, divorciado há dois anos e sem filhos, evangélico e com um enorme sonho de formar uma família com alguém que tivesse o mesmo objetivo que ele”, contou a moça. Para ela, o Don Juan, também morador de Araçatuba, parecia ser o par ideal, alguém que queria um relacionamento sério, “além de demonstrar ser bastante carinhoso, preocupado e romântico”.
Apaixonadas, as mulheres passaram a enviar presentes e a oferecer jantares e idas ao cinema ao conquistador. Para uma delas, ele disse que estava louco de amor apenas três dias após o primeiro encontro. Para demonstrar sinceridade, ele fez juras de fidelidade até pediu o tamanho da aliança que deveria comprar para um noivado em breve.
“Entramos no assunto que ele poderia encontrar alguém, já que estava no Tinder, então ele disse para eu ficar tranquila que isso não iria acontecer, porque ele já estava apaixonado por mim. “Sempre que falava comigo, usava apelidos carinhosos como “amor”, “bê”, e dizia parecer um adolescente com frio na barriga por ansiedade em me ver. Ele até me convidou para conhecer em breve a mãe dele que mora em outra cidade”, revelou a jovem, acrescentando que o pretendente “estava preparando um pedido de namoro especial com a minha música favorita para tornar esse momento inesquecível”.
Com o passar das semanas e as cobranças para que o Don Ruan assumisse inicialmente um namoro, o comportamento dele passou a mudar da água para o vinho. “O tão desejado relacionamento sério, casamento tão sonhado por ele, já não era mais tão importante assim, quando era questionado quanto a oficialização do relacionamento que já tinha todas as características de um namoro, ele se esquivava e dizia que se sentia inseguro por ter vivido traumas no relacionamento passado”, contou a mulher.
Celular denunciou
Em um determinado dia, na casa do conquistador, a mulher percebeu que ele recebeu uma mensagem pelo celular de uma pessoa identificada como “Amor” e com um emoji de coração, exatamente como o dela. Em uma investigação pelas redes sociais, ela chegou até a outra mulher que também mantinha um relacionamento com o “garanhão” bom de lábia.
Com a conversa entre as duas, tudo ficou claro. As mesmas promessas haviam sido feitas às pretendentes, ambas evangélicas. Enquanto ele frequentava uma igreja com uma, levava a outra a um outro culto no dia seguinte.
“Fiquei extremamente abalada, porque o teatro que ele fazia era muito perfeito, não tinha motivos para desconfiar que pudesse ser mentira. Desde quando começamos a conversar, eu falei que o meu sonho era ser mãe, ele dizia que também era o sonho dele ser pai e ficávamos falando muito sobre isso. Saber que tudo isso era um golpe foi muito frustrante”, desabafou uma das mulheres. A outra concordou em expor o caso, mas não quis dar entrevista.
De acordo com especialistas, a solidão, a busca pelo homem ideal e o interesse por uma vida romântica de casal podem ‘cegar’ a pessoa e fazê-la ser facilmente explorada e exposta. Em muitos casos, como as mulheres estão bem fragilizadas e acreditam que encontram um ‘Dom Juan’, passando uma imagem de bom moço, a manipulação é muito mais fácil e muitas vezes ele consegue tirar tudo ou quase tudo das vítimas.
Golpe vira documentário em streaming
“O Golpista do Tinder”, documentário exibido na Netflix, conta a história de Simon Leviev, homem que se passava por um magnata do ramo de diamantes e apresentava fotos de viagens de família manipuladas e editadas para levantar uma falsa impressão de bom filho e bom moço. O filme mostra os vários golpes e as estratégias que ele usava para manipular mulheres e conseguir tirar delas muito dinheiro e outros benefícios.