A baixa adesão à vacinação provocou um aumento de 111% nos casos de meningite em Araçatuba. Em 2022, o município confirmou 38 casos e 2 mortes ante os 18 casos registrados em 2021, sem nenhum óbito pela doença. O município deu início a uma campanha para vacinar profissionais da saúde e adolescentes e adultos de 15 a 19 anos que não foram imunizados anteriormente.
Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, com a chegada da pandemia, houve uma queda significativa na adesão da vacinação, o que contribuiu para o aumento de casos. Além disso, mudanças climáticas facilitaram a transmissão da doença.
Em 2021, a cobertura vacinal estava em 74%, enquanto que em 2022, 75% – o Ministério da Saúde preconiza 95% de cobertura. A vacina está disponível no calendário estadual de vacinação para todas as crianças e adolescentes de até 15 anos de idade. A campanha iniciada nesta sexta-feira (20) segue até o dia 28 de fevereiro, para imunizar o público de 15 a 19 anos e os trabalhadores da saúde.
A doença é transmitida pelas vias aéreas superiores e ocorre de pessoa para pessoa, por meio de gotículas e secreções do nariz e da garganta expelidas durante a fala, espirro ou tosse.
Os sintomas da meningite são febre alta, dor de cabeça intensa, vômitos, manchas avermelhadas na pele e pescoço rígido. Deve-se buscar atendimento médico imediatamente aos primeiros sintomas.