Araçatuba confirmou, nesta sexta-feira (6), mais duas mortes por Covid-19. As vítimas são duas idosas de 86 anos de idade que estavam hospitalizadas e faleceram nos dias 2 e 5 de janeiro. As duas tinham comorbidades e uma delas não estava com o esquema vacinal completo. O município acumula 955 óbitos desde o início da pandemia.
Segundo boletim epidemiológico divulgado nesta sexta, a cidade registrou mais 448 pacientes infectados pelo novo coronavírus na última semana, chegando aos 59.548 casos confirmados da doença. Destes, 57.657 estão recuperados.
Nos hospitais da cidade, há sete moradores internados para o tratamento da doença, sendo um em UTI (Unidade de Terapia Intensiva) e seis em isolamento.
No mês de dezembro, Araçatuba registrou 2.364 casos de Covid e 5 mortes, ante os 305 casos e 6 óbitos confirmados em novembro.
Araçatuba, assim como o País, vem enfrentando um aumento no número de casos, internações e óbitos pela doença desde o mês de novembro, quando foram confirmadas seis mortes – os últimos óbitos haviam sido registrados em agosto, ou seja, não houve vítimas em setembro e outubro.
Máscara
Por causa do aumento no número de casos e mortes, a Prefeitura publicou um decreto recomendando a volta do uso de máscara de proteção facial (cobrindo boca e nariz) em ambientes fechados, públicos e privados.
A medida vale para toda a população, especialmente para pessoas com fatores de risco para complicações da Covid (imunossuprimidos, idosos, gestantes e pessoas com múltiplas comorbidades).
Vacinação
A Secretaria Municipal de Saúde alerta para a importância de manter o esquema vacinal completo contra a Covid. As vacinas estão disponíveis em todas as Unidades Básicas de Saúde da cidade. Não é necessário fazer agendamento.