Araçatuba confirmou mais duas mortes por Covid-19, segundo dados do boletim epidemiológico divulgado nesta sexta-feira (27). Nos últimos sete dias, o município também registrou mais 125 casos da doença, chegando aos 60.149 pacientes infectados desde o início da pandemia (59.040 recuperados) e 959 óbitos.
As mais recentes vítimas do novo coronavírus são dois homens, de 64 e 90 anos de idade, que tinham comorbidades e faleceram na última terça-feira (24), na Santa Casa de Araçatuba.
O mais novo estava internado desde o dia 11 de janeiro e havia tomado todas as doses da vacina. Já o mais velho estava hospitalizado desde o dia 14 de janeiro e tinha tomado três doses do imunizante contra a Covid.
Nos hospitais da cidade, há sete moradores internados para o tratamento da doença, sendo dois em UTI (Unidade de Terapia Intensiva) e cinco em isolamento.
Conforme a Secretaria Municipal de Saúde, Araçatuba registrou 968 casos de Covid-19 no mês de janeiro e seis óbitos. Em dezembro, foram 2.445 casos e cinco óbitos.
Máscara
Por causa do aumento no número de casos e mortes, a Prefeitura publicou um decreto recomendando a volta do uso de máscara de proteção facial (cobrindo boca e nariz) em ambientes fechados, públicos e privados.
A medida vale para toda a população, especialmente para pessoas com fatores de risco para complicações da Covid (imunossuprimidos, idosos, gestantes e pessoas com múltiplas comorbidades).
Vacinação
A Secretaria Municipal de Saúde alerta para a importância de manter o esquema vacinal completo contra a Covid. As vacinas estão disponíveis em todas as Unidades Básicas de Saúde da cidade. Não é necessário fazer agendamento.