O verão 2023 começa às 18h48 desta quarta-feira (21) no Brasil e deve ser marcado por calor intenso, com temperaturas acima da média em todo o Estado de São Paulo. A previsão é de que chova um pouco acima da média normal na maioria das áreas de São Paulo, inclusive em Araçatuba. A estação mais quente do ano segue até as 18h24 do dia 20 de março de 2023.
Em Araçatuba, o verão terá início com 67% de probabilidade de chover 5mm nesta quarta-feira (21). As temperaturas, até o Natal (25), devem se manter entre mínimas de 17ºC e máximas de 28ºC, ainda consideradas abaixo da média para o verão araçatubense. A previsão é de chuva em todos os dias, com exceção da quinta-feira (22), segundo o Climatempo.
Os termômetros começam a subir a partir do dia 26, quando deverão marcar máxima de 31ºC. A maior temperatura deverá ser registrada no dia 28,com 35ºC. No entanto, há previsão de chuva até a virada do ano.
Chuva forte e frequente
Normalmente, o verão é a estação mais úmida e quente na Região Sudeste. Conforme o Climatempo, a chuva forte e frequente é provocada por grandes nuvens cumulonimbus que se formam a partir da grande disponibilidade de calor e de umidade, e também por sistemas organizados como frentes frias e a Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS).
Outro sistema meteorológico que pode influenciar o Sudeste nos verões, e atua como redutor da chuva, é o Anticiclone (ou Alta) Subtropical do Atlântico Sul, conhecido como ASAS, segundo o site de meteorologia. Em alguns anos, a chuva e a temperatura do verão também podem ser influenciados por fenômenos como El Niño e La Niña.
“Os verões de 2020 e de 2021 tiveram a influência do La Niña, que aumentaram a chuva especialmente no centro, norte e leste de Minas Gerais, no Espírito Santo, na região Serrana e no Norte/Noroeste do Rio De Janeiro. O verão de 2023 vai marcar o fim de um longo episódio de La Niña. A estação começa com o oceano Pacífico Equatorial Centro-leste em condição de La Niña, mas terminará em neutralidade”, afirma o Climatempo.
Um novo episódio de Zona de Convergência do Atlântico Sul está sendo esperado para janeiro de 2023 e a previsão é de que se forme na primeira quinzena do mês. O eixo da ZCAS de janeiro deve ficar posicionado entre São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro. Em fevereiro é pouco provável que ocorra alguma organização de ZCAS, mas o sistema deve voltar a se formar durante o mês de março, com maior atividade ao norte e leste da Região Sudeste.
Leia Mais:
Participante de maga-assalto em Araçatuba é preso no Pará
Araçatuba vacina crianças de 6 meses a 2 anos sem comorbidades contra a Covid