O empresário Jácomo Ferracini Netto, fundador da empresa Jácomo Botas, faleceu nesta quinta-feira (29), em Araçatuba (SP), aos 83 anos de idade. A causa da morte não foi divulgada.
Jácomo nasceu em Penápolis (SP), em 7 de setembro de 1939, e mudou-se para estudar em Araçatuba na década de 1950, começando a profissão em uma sapataria. Em 1968, Araçatuba contava com uma das maiores exposições agropecuárias do país e Jácomo percebeu que não havia uma fábrica de botas que abastecesse o mercado regional.
“A cidade já era famosa nacionalmente como a ‘Terra do Boi Gordo’. Quis transformá-la também na ‘Terra das Botas’”, afirmou o empreendedor, em matéria publicada no site de sua empresa.
A princípio, a Jácomo iniciou suas atividades de maneira artesanal, fabricando botas sob encomenda. Foram longos anos de trabalho duro, medindo e calçando os pés de muitos artistas, políticos, pecuaristas e, principalmente, do cidadão comum que fazia questão de exibir suas botas.
A partir de 1993, os filhos Ricardo Ferracini e Jácomo Ferracini Júnior se incorporaram à empresa, que ampliou sua produção e passou a vender também para o atacado, conquistando novos clientes. A empresa tornou-se, então, líder de mercado produto obrigatório nas prateleiras das lojas do ramo agropecuário e country do País. Em 2002, a fábrica conquistou o mundo, atravessando fronteiras, e chegou a mercados exigentes, como a Inglaterra, a Dinamarca e os Estados Unidos.
Além de empresário, Jácomo foi presidente da Feira da Bondade da Apae (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Araçatuba). No dia 21 de outubro deste ano, ele foi homenageado pela Câmara de Araçatuba e recebeu o Título de Cidadão Araçatubense, pelos relevantes serviços prestados ao município. A homenagem teve autoria do Nelsinho Bombeiro (PV).
Jácomo deixa os filhos Jácomo Ferracini Júnior e Ricardo Alexandre Ferracini, além de noras e netos. Ele também era pai de Cristiane Maria Ferracini (in memorian).
O velório do empresário será na capela da Funerária Cardassi da avenida Saudade, a partir das 6h30 desta sexta-feira (30). O sepultamento está previsto para o mesmo dia, em horário a ser definido pelos familiares, no Cemitério da Saudade.