O cabelereiro Vinícios Fernandes Faria, 29 anos, reclama de um terreno tomado pelo mato, entulho e sujeira, localizado ao lado de sua casa, na rua Manoel Dionísio, Jardim Icaray, em Araçatuba. Com frequência, o morador encontra escorpião em sua residência vindo da área. Ele já registrou reclamações no Atende Fácil da Prefeitura, mas não conseguiu resolver o problema.
Com duas crianças em casa, um menino de nove e uma menina de dois anos, o cabeleireiro teme pelos filhos. “De outubro para cá, já apareceram dez escorpiões em casa. Já entrei em contato com a imobiliária que está vendendo o terreno, mas não adiantou. Procurei o Atende Fácil mais de uma vez, a última foi em 21 de novembro, e nada. Agora, denunciei o caso no Ministério Público”, contou ele, que reivindica a limpeza do terreno.
Faria conta, ainda, que já dedetizou a sua casa, mas acredita que enquanto o terreno não estiver limpo, os escorpiões vão continuar aparecendo. “Tanto que só na semana passada apareceram mais dois bichos em casa”, disse. Além da dedetização, ele também colocou telas nos ralos e rodinhos nas portas.
A reportagem do RP10 entrou em contato com a Prefeitura de Araçatuba, que informou que a Fiscalização de Postura notificou os proprietários do terreno no dia 22 novembro, para que providenciassem a limpeza no terreno, em um prazo de 30 dias.
Caso não faça a limpeza, o dono poderá ser autuado – o valor da autuação é de 10% do valor venal do terreno. Além disso, a Prefeitura deverá providenciar a limpeza e o custo deverá ser pago pelo proprietário.
A Prefeitura informou, ainda, que a equipe da Unidade de Vigilância de Zoonoses (UVZ) da Secretaria Municipal de Saúde irá vistoriar o local nesta semana.