O homem de 33 anos investigado sob suspeita de participação em uma tentativa de homicídio ocorrido no dia 14 de outubro em Bento de Abreu, a 45 quilômetros de Araçatuba, conseguiu nesta quinta-feira sua liberdade provisória.
Ele havia se apresentado espontaneamente duas semanas após o crime, ao ficar sabendo que era suspeito e que estava com a prisão temporária decretada. A advogada do investigado, Rose Reis, explicou que seu cliente foi beneficiado com a liberdade provisória.
Ela, que trabalha com a tese de negativa de autoria, tendo em vista que o cliente nega participação no crime, lembrou que o Ministério Público entendeu que a liberdade do investigado não atrapalha o processo de instrução criminal. A Polícia havia pedido a conversão da prisão temporária em preventiva.
Em seu despacho, o juiz Eric Douglas Soares Gomes, da comarca de Valparaíso destacou, “De fato, não há indícios de que a liberdade dos investigados seja prejudicial à instrução criminal, na medida em que não restou demonstrado que eles estejam colocando em risco a atividade probatória, estejam coagindo a vítima ou eventuais testemunhas”.
A advogada diz que com a decisão o investigado, que está na cadeia de Penápolis, poderá responder a partir de agora em liberdade. Ela disse ainda que assim ele poderá voltar a sua rotina de trabalho e no decorrer do processo terá a oportunidade de mostrar que não teve participação no crime.
O Crime
O crime aconteceu na madrugada do dia 14 de outubro, quando a vítima foi encontrada baleada na zona rural de Bento de Abreu, com um ferimento na boca. Um policial militar investigado como autor do disparo foi preso.
A Polícia Civil tentar descobrir a motivação da tentativa de homicídio. A vítima do crime teria diversos registros criminais e vingança seria uma das hipóteses, de acordo com o que foi apurado pela reportagem.
Investigado por estupro
A vítima da tentativa de homicídio passou por cirurgia na Santa Casa de Araçatuba, teve alta e foi transferida para o CDP (Centro de Detenção Provisória) de São José do Rio Preto, por descumprimento de medida protetiva.
O homem também é investigado em um caso de estupro que envolve uma criança do círculo familiar, e como Bento de Abreu é uma cidade pequena, a história havia se espalhado rapidamente entre os moradores.