O município de Guararapes (SP), a cerca de 30 quilômetros de Araçatuba, inicia um racionamento de água neste domingo (4). O motivo é a falta de chuva na cidade, aliada ao calor e alto consumo.
Conforme a Prefeitura, o pouco que choveu não foi o suficiente para encher a represa municipal, responsável por 60% do abastecimento e que está 1,21 metros mais baixa, mesmo com os bombeamentos externos dos açudes vizinhos. Os 40% restantes são abastecidos por um poço artesiano.
A partir deste domingo (4), o fornecimento de água em Guararapes será interrompido das 7h às 11h. A medida será mantida até a recuperação do volume da represa.
Calor e falta de chuva: Guararapes alerta para risco de racionamento de água
Nível de represa de Guararapes cai e município alerta para uso consciente de água
No dia 21 de novembro, o município adotou medidas emergenciais, na tentativa de evitar o racionamento. A partir daquela data, o Departamento de Engenharia e Saneamento Básico passou a fazer o abastecimento de água por gravidade, no período das 20h às 8h, ou seja, sem muita pressão, o que diminuiu o volume de água que chegava às torneiras das residências.
A medida, no entanto, não foi suficiente para evitar o racionamento. Dados do sistema da ETA (Estação de Tratamento de Água) mostram que o consumo nas residências não diminuiu.
Para se ter uma ideia, de janeiro a dezembro do ano passado, o consumo total na cidade foi de 9 milhões de litros por dia. Em 2022, de janeiro até o momento, o consumo foi de 11 milhões de litros diários.
Injúria contra nordestino acaba em briga e prisão em Guararapes
Guararapes: carro pega fogo após motorista bater em galpão de madeireira
Confira dicas para economizar água:
- – Desligue a água enquanto estiver escovando os dentes;
- – Após fechar a torneira, certifique-se de que ela não esteja pingando. Essas gotinhas podem custar muito caro, sabia?
- – Limpe a louça antes de lavá-la. Essa é uma dica e tanto para evitar o desperdício. Tire o excesso de resíduos a seco e só depois jogue água. Ah, também não se esqueça de desligar a torneira enquanto estiver ensaboando, tá?
- – Reutilize água da máquina de lavar. Essa água não é própria para o consumo, mas pode servir para as plantas, lavar o quintal e dar descarga;
- – Cheque se há algum vazamento na sua casa;
- – Não tome banhos muito demorados. Uma ducha de 15 minutos gasta, em média, 135 litros de água;
- – Acumule as roupas para lavar. Assim, você enche totalmente a máquina e usa água uma vez só.