Araçatuba já registrou três homicídios e três tentativas de homicídio nos 11 primeiros dias de dezembro. Neste domingo (11) dois rapazes foram assassinados a tiros e a Polícia está investigando os casos, que a princípio não teriam nenhuma ligação entre eles.
Palmeiras
A vítima estava na calçada quando o atirador chegou, efetuou quatro tiros e depois fugiu em direção ao bairro São José em uma moto azul. O homem foi levado por populares ao pronto-socorro municipal mas não resistiu aos ferimentos. Ele foi alvejado no peito, coxa e cintura. Uma testemunha ouviu a vítima pedindo para que o atirador parasse para que conversassem, antes de ouvir os disparos.
O domingo (11) foi violento em Araçatuba. Pela manhã um homem identificado como José Augusto Carlota Delmondes, 30 anos, foi assassinado na rua Júlio Monteagudo Pinheiro, em frente à casa onde residia, na esquina com a rua Vicente Celestino, no Jardim Palmeiras.
Morto na frente do pai
O outro homicídio foi por volta das 14h30 na avenida Marucci, no Jardim TV. Richard Gutyerrez Ramos da Silva, 19 anos, foi assassinado na frente do pai quando ambos estavam em um bar.
Pai e filho estavam no bar quando dois homens chegaram com os rostos cobertos com camisetas e já foram direto em direção à vítima, dizendo: “perdeu, perdeu, é você que queremos”, e passaram a atirar. Foram cerca de sete tiros.
Imagens que circularam em aplicativos de conversas mostravam o jovem caído agonizando. Segundo o pai, o filho era usuário de drogas, mas não tinha relatado nenhum problema com relação a dívidas ou brigas.
Loja de celular
Na quarta-feira, dia 7,o comerciante Lucas Pereira da Silva, 32 anos, foi morto com dois tiros no rosto no interior de seu estabelecimento comercial localizado na rua Joaquim Cândido, no bairro Hilda Mandarino.
A polícia investiga possível crime de latrocínio. Outra linha de investigação considerada até então é que o assassino já tinha a intenção de matar o rapaz. O caso é apurado pela DH (Delegacia de Homicídios) da Deic de Araçatuba. O autor fugiu em uma moto com um comparsa levando uma corrente de ouro e o celular da vítima. O aparelho foi dispensado perto do local. Equipes de resgate do Samu e do Corpo de Bombeiros chegaram a ser acionadas, mas a vítima já havia morrido.
Atlântico
No dia 6, um rapaz de 23 anos foi baleado no final da noite enquanto estava sentado na varanda em frente à sua casa no conjunto habitacional Atlântico, zona norte de Araçatuba. Segundo a vítima o autor efetuou mais de 10 tiros.
O rapaz contou à polícia que estava na varanda de sua casa, na rua José Expedito Xavier, quando um rapaz chegou atirando. Segundo ele, foram mais de 10 disparos e um deles o atingiu na região do quadril. O rapaz foi levado por populares para a Santa Casa mas não corria de risco de morte.
Ele disse à polícia que não conhece o atirador e alegou que não sabe o motivo do atentado. Ao conversar com os policiais na Santa Casa ele disse que tem uma passagem por tráfico, ocasião em que foi preso em flagrante e conseguiu liberdade na audiência de custódia, e está respondendo em liberdade pelo crime com processo em andamento na Justiça.
Arma falhou
Um homem foi detido por policiais militares após discutir com a companheira e dar um tiro contra ela, no conjunto habitacional Porto Real no final da tarde deste domingo, dia 4. Um amigo dele fugiu com arma antes da chegada da PM.
Uma equipe da PM estava em patrulhamento quando recebeu o chamado. Os policiais foram até o local e encontraram a vítima. Ela disse que após uma discussão, seu amásio pegou um revólver e passou a fazer ameaças de morte. Ele disparou um tiro contra ela e quando tentou atirar pela segunda vez a arma falhou. Ele tentou mexer no revólver, de calibre 38, e acabou derrubando. Um amigo dele pegou a arma e fugiu do local.
A mulher entregou aos policiais uma cápsula deflagrada de calibre 38. O autor tentou reagir a abordagem policial e precisou ser algemado antes de ser levado ao plantão policial, onde foi indiciado por ameaça, violência doméstica e disparo de arma de fogo. O delegado plantonista ratificou a prisão em flagrante e pediu à Justiça a conversão para prisão preventiva. Ele foi encaminhado à cadeia de Penápolis.
Cachorro atingido
O proprietário de um lava a jato foi baleado na perna na tarde de sexta-feira dia 2. O crime ocorreu na empresa da vítima, na rua Mauá, bairro Alvorada, por volta das 15h. O autor da tentativa de homicídio fugiu em uma motocicleta e não foi localizado nem identificado.
De acordo com o que foi apurado pela reportagem, o autor do crime parou a moto na frente do estabelecimento e entrou a pé procurando pelo dono do local. Após saber quem era o proprietário, o criminoso sacou uma pistola e efetuou ao menos 9 tiros. Um deles atingiu a perna da vítima. Um outro tiro acertou o cachorro da vítima.
A vítima foi levada para o pronto-socorro da Santa Casa e não corre risco de morte. O cão baleado foi atendido por um veterinário e também sobreviveu. O caso é investigado pela DH (Delegacia de Homicídio) da Deic (Delegacia Especializada de Investigação Criminal) de Araçatuba.