A Deic (Divisão Especializada em Investigações Criminais) de Araçatuba coordenou na manhã desta quinta-feira a mega-operação “Varsóvia”, com o objetivo de desarticular uma quadrilha especializada em furto de maquinário agrícola e pesado na região. No total participaram 174 policiais civis que cumpriram 40 mandados de busca e apreensão em cidades de São Paulo, Paraná e Mato Grosso do Sul.
O delegado José Abonízio, da Deic, explicou que as investigações começaram depois de um furto de um rolo compactador na cidade de Coroados, e após intenso trabalho policial orientado pelo delegado Juliano Albuquerqe Goes, foi identificada uma intrincada rede de pessoas contando com 26 (vinte e seis) integrantes, com divisões de tarefas voltadas ao furto e roubo de equipamentos agrícolas e pesados.
Com o aprofundamento das investigações foram esclarecidos, de acordo com Abonízio, seis eventos criminosos envolvendo esta Organização Criminosa. Anteriormente já havia sido apreendido um caminhão prancha na cidade de Maringá/PR, que era utilizado no transporte das maquinas subtraídas.
Nesta quinta-feira (15) foram cumpridos 40 mandados de buscas e apreensão, em três Estados, distribuídos em 15 cidades diferentes, sendo seis em Maringá (PR), quatro em Sarandi (PR), um em Mandaguaçu (PR), dois Assis Chateaubriand (PR), quatro em Londrina (PR), três em Primeiro de Maio (PR), e um em Rancho Alegre (PR).
Tambem foram cumpridos seis mandados em Paranhos (MS), um em Maracaju (MS), quatro em Birigui (SP), um em Buritama (SP), três em Lençóis Paulista (SP), um em Mirassol (SP), dois em José Bonifácio (SP) e um Lucélia (SP).
Duas pessoas foram presas em flagrante por posse irregular de arma de fogo nas cidades de Primeiro de Maio e Paranhos, além da recuperação de duas pás carregadeiras sem procedência em um local apontado como desova de maquinário roubado na fronteira entre Brasil e Paraguai.
Além disso, vasto material probatório foi apreendido além de dezenas de aparelhos de telefonia celular. Dos alvos das buscas cinco deles já estavam presos, e o Inquérito Policial prossegue para o final indiciamento e relatoria.
Os trabalhos realizados pela Polícia Civil foram coordenados pela DEIC de Araçatuba, com apoio da Delegacia Seccional de Adamantina, DEIC de Bauru, DEIC de São José do Rio Preto, DENAR Londrina, DENAR Maringá, GARRAS da Polícia Civil do Mato Grosso do Sul, e Delegacias da área de Paranhos e Maracaju. A operação contou com 174 policiais civis distribuídos em 45 viaturas.
Leia mais:
DIG/Deic recupera em Araçatuba 10 novilhas furtadas na região
DIG/Deic prende homem que fez vítimas com golpe do cartão em Araçatuba