O ator Pedro Paulo Rangel, de 74 anos, morreu na madrugada desta quarta-feira, 21. Ele estava internado no Centro de Tratamento Intensivo da Casa de Saúde São José, na Zona Sul do Rio de Janeiro. A causa da morte ainda não foi divulgada, segundo informa o portal Terra.
Pedro Paulo Rangel foi hospitalizado no dia 30 de novembro para tratar uma descompensação do quadro de enfisema pulmonar. No último sábado, 17, ele começou a despertar após ter a sedação interrompida. A ideia da equipe médica era avaliar a possibilidade de retirada do respirador, mesmo com uma “alteração da função renal”.
Apesar do avanço na recuperação, a equipe médica ainda considerava o estado de Pedro Paulo Rangel “delicado”. O ator lutava contra os efeitos do DPOC (doença pulmonar que obstrui as vias aéreas), causada pelo tabagismo, desde 2002.
Vida e obra
Nascido em 1948, no Rio de Janeiro, Pedro Paulo Marques Rangel era morador do Rio Cumprido, na Zona Norte da cidade. Ele teve o primeiro contato com o teatro aos 11 anos.
Ainda na juventude, integrou o grupo de teatro da Igreja de Santa Terezinha, onde conheceu o ator Marco Nanini, com quem estudaria posteriormente no Conservatório Nacional de Teatro, atual Escola de Teatro da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio).
O ator estreou na Globo em 1972, na novela Bicho do Mato. Seu primeiro personagem de sucesso foi Juca Viana, em Gabriela. Na novela, Pedro Paulo Rangel protagonizou o primeiro nu masculino da TV. Na cena, Juca e Chiquinha (Cidinha Millan) eram expulsos por serem flagrados na cama.
Entre os trabalhos mais marcantes de Pedro Paulo Rangel, além de ‘Gabriela’ (1975), estão Saramandaia (1976), ‘Vale Tudo’ (1988), e o humorístico TV Pirata (1988).
Em 2013, após mais de 30 anos na Globo, o ator não renovou contrato com a emissora e passou a se dedicar ao teatro. Em 2014, ele estrelou Por Isso Eu Sou Vingativa, peça em interpretava Onofre Braga.
Em 2017, Pedro Paulo Rangel retornou à TV para atuar em Prata da Casa, humorístico da Fox Brasil. A série Independências, da TV Cultura, na qual encarnava um bibliotecário, foi ao ar este ano e foi o último trabalho do ator.
Leia Mais:
Homem é preso após estuprar cunhada que tem deficiência intelectual
Homem é preso após furtar quase R$ 800 em produtos de mercado em Araçatuba