Apesar de a Câmara de Vereadores de Araçatuba ter aprovado projeto que autoriza a Prefeitura a disponibilizar o pagamento do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) via PIX ou com cartões de débito e crédito, os contribuintes ainda não terão estes meios disponíveis para a quitação de seus débitos. Segundo a Secretaria Municipal da Fazenda, a administração está fazendo estudos junto às instituições bancárias e não há previsão de quando estas formas de pagamento estarão disponíveis.
Segundo o secretário municipal da Fazenda, João Valero Santos Esgalha, Araçatuba não terá aumento do valor do IPTU, será aplicada apenas a variação do IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo) relativa ao período do mês de janeiro a dezembro de 2021, que foi de 10,42%, à base de cálculo deste imposto. A atualização monetária será efetuada sobre os valores venais (base de cálculo).
Os cerca de 113 mil carnês do IPTU 2023 ainda não estão disponíveis para pagamento, mas a previsão da Prefeitura é de arrecadar R$ 49.106.972,10 ante os R$ 40.413.760,39 arrecadados em 2022, um aumento de 21,5%.
Este ano, assim como nos anteriores, os contribuintes vão ter 10% de desconto à vista. Nas parcelas mensais, estando em dia até a publicação da lei da bonificação, o abatimento será de 5% no IPTU, até o vencimento de cada parcela.
Se os carnês de 2023 ainda não estão disponíveis, os boletos dos débitos anteriores do IPTU podem ser atualizados pelo site da Prefeitura, pelo link: http://201.49.72.130:8083/issonline/servlet/hwwconsultadebito.
Leia Mais:
Projeto prevê pagamento de impostos por PIX em Araçatuba
Fazendeiro de Araçatuba deu apoio financeiro a índio preso em Brasília