O vereador Wesley da Dialogue (Podemos) solicitou à TUA (Transportes Urbanos de Araçatuba) a circulação dos ônibus no município, nos dias 13 e 20 de novembro, dois domingos em que ocorrerá o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). O parlamentar também pede a gratuidade do transporte público nestas datas.
O ofício foi enviado pelo vereador ao responsável pela empresa, Luciano Moreno Castilho, haja vista que a concessionária não oferece transporte coletivo aos domingos. O objetivo é garantir transporte aos milhares de estudantes que irão prestar o maior exame de ingresso em universidades públicas e privadas do País.
Em Araçatuba, o exame será realizado em instituições de ensino que ficam em diversos pontos da cidade. “Portanto, se faz necessários que os ônibus circulem durante período do exame nos bairros até as instituições que aplicam o exame, visto que, para classificar onde as pessoas irão fazer a prova não é levada em consideração a distância da instituição do local de residência”, afirmou o parlamentar.
O Enem será realizado nos dois próximos domingos, dias 13 e 20 de novembro, com início às 13h30. No entanto, é solicitado que o candidato esteja no local entre 11h e 13h, quando ocorre o fechamento dos portões e após não é mais possível entrar na instituição.
“O tempo mínimo de permanência dentro da sala é de duas horas, após o início da prova, portanto, durante este período não há necessidade de circulação dos ônibus”, observou o vereador. “O transporte deve retornar a circular às 15h30, horário em que os candidatos estarão liberados para deixar o local da prova, que irá se encerrar às 19h”, completou.
A TUA ainda não se manifestou sobre as solicitações do vereador.
Leia Mais:
Prefeitura de Araçatuba contrata Fipe para avaliar subsídio permanente à TUA
Com subsídio, TUA volta a circular à noite, mas transporte aos domingos ainda está suspenso