Um tamanduá bandeira apareceu na manhã desta quinta-feira (10) caminhando tranquilamente pela avenida Kameo Ussui, em frente ao condomínio residencial Mansour, no bairro Pinheiros, a poucos metros do parque aquático Hot Planet. Esta não foi a primeira aparição de animal desta espécie no local.
O tamanduá foi visto por moradores em frente a uma barbearia na avenida Kameo Ussui, Várias pessoal filmaram o animal e populares acionaram o Corpo de Bombeiros e a Polícia Ambiental. Uma ação conjunta das duas equipes capturou o animal sem nenhum ferimento. O tamanduá passaria por avaliação antes de ser solto em seu habitat natural.
Em janeiro de 2018 câmeras de segurança do condomínio flagraram durante a madrugada, ao lado da portaria, um tamanduá bandeira, caminhando tranquilamente pelo local. Pelas câmeras de segurança foi possível ver o animal se aproximando e caminhando perto de uma área de estacionamento.
O tamanduá bandeira entrou na lista de animais em extinção no Brasil e é o maior entre as espécies de tamanduá, chegando a medir 2,10 metros da ponta do focinho até o final da cauda, e pesa até 45 quilos.
O animal apresenta um andar diferenciado por dificuldade devido as suas garras, e leva o nome de tamanduá bandeira porque a pelagem da cauda lembra uma bandeira. Ele ocorre nas américas e com hábito diurno e noturno tem como habitat cerrado, grandes florestas e regiões úmidas, além de ser um animal que também habita em margens de rios.
Por este motivo acredita-se que estes tamanduás estariam habitando às margens do Baguaçu, que é úmida e tem vários trechos de mata. O tamanduá pode ter chegado a área urbana após caminhar acompanhando o ribeirão e sair do trecho em busca de alimentação.