Durante a 5ª edição do Rally Poeira, competição que atrai competidores de diversas regiões do País, nas categorias motocicletas, quadriciclos e UTVs, o projeto Carência Menstrual irá arrecadar e doar absorventes a meninas e mulheres de Araçatuba. A meta é distribuir 1 mil unidades nas escolas públicas da cidade indicadas pela Prefeitura. O evento acontece entre os dias 18 e 20 de novembro e tem como ponto de apoio o Recinto de Exposições Clibas de Almeida Prado.
O projeto Carência Menstrual surgiu em 2021, durante do Rally dos Sertões, com o objetivo de distribuir absorventes no percurso e ajudar uma parcela da população que não possui recursos para ter uma higiene íntima básica.
Durante o trajeto, a equipe se deparou com situações de extrema pobreza e vulnerabilidade. “Por isso, ficou claro que era preciso dar continuidade ao projeto. Desde então, o Carência Menstrual realiza doações durante a realização de rally’s pelo País”, explicou os responsáveis pelo projeto.
Em setembro deste ano, o projeto participou do Rally dos Sertões, saindo de Foz do Iguaçu (PR) até o Pará. Na ocasião, foram distribuídos cerca de 6 mil pacotes de absorventes no trajeto.
Araçatuba recebe a “5ª edição do Rally Poeira” em novembro
Quatro a cada dez brasileiras faltam à escola no período menstrual
Dados da ONU (Organização das Nações Unidas) apontam que, no Brasil, quatro em cada dez meninas faltam à escola durante o período menstrual.
O relatório do Fundo das Nações Unidas para a Infância – Unicef alerta que essa condição atinge de forma mais contundente as adolescentes (a partir dos 12 anos, principalmente). Muitas meninas e adolescentes preferem deixar de frequentar a escola durante o período menstrual, o que pode levar à ausência de até 45 dias ao final do ano letivo.
Mais de 16mil absorventes são arrecadados pela campanha “Dignidade Menstrual”
Para uma grande parcela das famílias, adquirir produtos adequados para higiene íntima durante o ciclo menstrual não é uma prioridade por diversos motivos. Com isso, meninas e mulheres passam a improvisar alternativas para conter o fluxo menstrual com papel higiênico, pedaços de pano, miolo de pão e jornais, por exemplo. Essas alternativas podem trazer sérios danos à saúde
física, como irritações, alergias e até infecções graves.
“O objetivo do Carência Menstrual é proporcionar dignidade e condições mínimas de higiene para uma parcela da população que é incapaz de obter os cuidados necessários durante o seu ciclo”, explicam os responsáveis pelo projeto.
Em Araçatuba, o projeto irá receber as doações durante o Rally Poeira, entre os dias 18 e 20 de novembro, no Recinto de Exposições Clibas de Almeida Prado.
Serviço
Mais detalhes sobre o projeto podem ser conhecidos na página do Carência Menstrual no Instagram:
https://www.instagram.com/carenciamenstrual/?igshid=YmMyMTA2M2Y%3D