A Prefeitura de Araçatuba, através da Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS), receberá do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria da Justiça e Cidadania, o ônibus do Projeto Cidadania Itinerante.
A unidade móvel oferecerá no período de 8 a 12 de novembro, atendimento gratuito à população que precisa dos serviços de orientação relacionados à promoção da cidadania e a garantia de direitos individuais, tais como agendamento para RG; solicitação de 2ª via de CPF; certidão de nascimento, casamento e óbito; 2ª via de contas de consumo de água e luz; emissão de carteira de trabalho digital; atestado de antecedentes criminais; entrada no seguro-desemprego; elaboração de currículo e Serasa.
Araçatuba autoriza construção da Casa da Mulher e Centro para Idosos
O projeto também recebe denúncias de violência contra a mulher, homofobia, racismo e entre outras, que serão encaminhadas para as secretarias de Políticas para a Diversidade Sexual (CPDS); Políticas para a População Negra e Indígena (CPPNI); Políticas para a Mulher (CPMULHER); Núcleo de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas (NETP); Centro de Referência e Apoio à Vítima de Violência (CRAVI); Coordenadoria Geral de Apoio aos Programas de Defesa da Cidadania (CGAPDC); Programa de Proteção às Crianças Ameaçadas de Morte (PPCAAM) e Ouvidoria da Secretaria da Justiça e Cidadania.
As certidões, como a segunda via de nascimento, casamento e óbito, os colaboradores da Unidade Móvel Itinerante emitirão ao munícipe um ofício para entregar ao cartório de referência do município, solicitando a segunda via gratuitamente.
Araçatuba terá “Casa da Mulher” para atender vítimas de violência doméstica
Solicitantes de outras cidades ou estados
As solicitações de certidões feitas por munícipes de outros municípios ou estados irão receber a solicitação via Correios. Os cartórios ao receber e emitirem, enviam, via Correios, à Secretaria da Justiça em SP. Retiramos e enviamos para o endereço informado no atendimento.
Tempo para entrega
A entrega poderá ser feita no prazo de 3 a 6 meses, dependendo de cada cartório e informações corretas fornecidas pelo munícipe.
Horário de atendimento
- Dia 8, terça-feira – Praça Rui Barbosa, das 13h00 às 18h00.
- Dia 9, quarta-feira – CRAS CENTRO “PEDRO MARTINEZ DE SOUZA” – Rua Junqueira Freire, 340 – Paraíso, das 9h às 17h. (Agendamento pelo (18) 3608-5754 – Natasha).
- Dia 10, quinta-feira – CRAS SÃO JOSÉ “SILVINO MOREIRA”- Rua Fundador Paulino Gato, 900 – Mão Divina, das 9h às 17h. (Agendamento pelo (18) 3625-6974 – Jusciely).
- Dia 11, sexta-feira – ESTAÇÃO CIDADANIA – Rua Elza Almeida Lemos, 975 – Jd. Atlântico, das 9h às 17h.
- Dia 12, sábado – TERMINAL RODOVIÁRIO URBANO -R. Rangel Pestana, 1213-1297 – São Joaquim (Praça do Relógio – Em frente à SMMU), das 9h às 15h.
- Observação: Para atendimento da equipe da SEJC, nos CRASs, os cidadãos poderão fazer o agendamento prévio, nos demais locais, será por ordem de chegada.