O YouTube derrubou a monetização de todos os canais da Jovem Pan na plataforma após constatar “violações das políticas contra a desinformação em eleições e das diretrizes de conteúdo adequado para publicidade”, segundo nota divulgada nesta quarta-feira (23). A empresa também afirmou que a emissora violou as normas relacionadas “a questões polêmicas e eventos sensíveis, atos perigosos ou nocivos, além de outras políticas de monetização”.
A decisão foi tomada pelo próprio Youtube, sem ser instado por ação judicial. Com isso, a Jovem Pan perde a receita advindas de seus canais, principalmente do “Pingo nos Is”, que tem 5,4 milhões de seguidores no YouTube.
“Incorreu em repetidas violações das nossas políticas contra desinformação em eleições e nossas diretrizes de conteúdo adequado para publicidade, incluindo as relacionadas a questões polêmicas e eventos sensíveis, atos perigosos ou nocivos, além de outras políticas de monetização. Desta forma, suspendemos a monetização do respectivo canal e dos outros que integram a rede Jovem Pan no YouTube, de acordo com nossas regras”, afirmou o YouTube ao O Globo.
Durante a eleição, a Jovem Pan foi alvo do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) por diversas vezes. Em uma delas, foi acusada de privilegiar Jair Bolsonaro (PL) nas recomendações de vídeos. Em outra, a Justiça concedeu direito de resposta a Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e proibiu a emissora de dizer que o petista mentia ao falar que foi inocentado.