O juiz de direito aposentado Nilton Santos Oliveira é o mais novo cidadão araçatubense. O título foi entregue pela Câmara Municipal de Araçatuba em sessão solene, na noite desta sexta-feira (11/11). Familiares, amigos e autoridades prestigiaram a cerimônia.
Além do presidente da Mesa Diretora, vereador Dr. Alceu, e do autor da homenagem, vereador Dr. Jaime (PSDB), compuseram a mesa de honra a vice-prefeita de Araçatuba, Edna Flor (Cidadania); o desembargador do TJSP (Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo), Emerson Sumariva Júnior; o diretor da 2ª região administrativa do Estado de São Paulo, juiz de direito Antônio Fernando Sanches Batagelo, e o diretor do Deinter-10, delegado de polícia Mauro Gabriel. O vereador Antônio Edwaldo Dunga Costa (União Brasil) também compareceu.
“Sinto-me honrado em presidir esta cerimônia que objetiva homenagear alguém a quem dedico singular admiração, um homem que brinda a todos que cruzam o seu caminho com exemplos de uma vida norteada de propósitos nobres e justos”, declarou Dr. Alceu na abertura da sessão solene.
O vereador Dr. Jaime destacou a postura humilde do homenageado. “Com todas as pessoas que conversamos sobre o doutor Nilton, a primeira referência é sempre a humildade, o que deve ser buscado por todos nós. A humildade leva ao acolhimento e foi assim que me senti ao me aproximar dele, acolhido”, discursou o autor da homenagem.
Um vídeo produzido pela TV Câmara resumiu a biografia do homenageado com depoimentos de familiares e amigos. Ao final da cerimônia, Nilton Santos Oliveira agradeceu pelo reconhecimento. “Não me julgo merecedor dessa honraria. Atribuo ela ao coração acolhedor do povo araçatubense, que me aceitou antes mesmo da oficialização dessa homenagem”.
Biografia
Nilton Santos Oliveira nasceu na cidade baiana de Prado, em 02 de julho de 1957 e há 25 anos reside em Araçatuba. Formou-se em Direito pela FMU (Faculdades Metropolitanas Unidas) em 1986. Ingressou na magistratura do Estado de São Paulo em 1991.
Atuou na capital e em várias cidades do litoral e do interior paulista até ser transferido em junho de 1997 para Araçatuba, onde foi juiz titular da 2ª Vara Cível, diretor do Fórum e coordenador do Cejusc (Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania).
Em abril de 2018, foi promovido a juiz substituto em 2º Grau do TJSP (Tribunal de Justiça de São Paulo), função na qual se aposentou no ano seguinte. Decidiu permanecer em Araçatuba ao lado da família e dos amigos.
Leia Mais:
Juiz Nilton Santos Oliveira será homenageado pela Câmara de Araçatuba
Vereadores de Araçatuba se articulam para eleger nova Mesa Diretora
TUA vai circular com oito linhas nos dois dias do Enem, 13 e 20 de novembro