Dias de muito calor, falta de chuva e aumento no consumo de água. Esta é a situação do município de Guararapes (SP), a 28 km de Araçatuba, que provocou redução de 1 metro e 14 centímetros da Represa Municipal. Por causa disso, a cidade começa a adotar soluções emergenciais para evitar o racionamento de água.
A partir de agora, o abastecimento de água no município será realizado por gravidade, no período das 20h às 8h, ou seja, sem muita pressão, o que diminui o volume de água que chega às torneiras das residências.
A decisão foi tomada em reunião, nessa segunda-feira (21), do prefeito Alex Arruda com a diretora do Departamento de Engenharia e Saneamento Básico, Luciane Antoniolli; o chefe de seção da Captação de Água, João Beltrão Júnior; e o chefe da seção de Tratamento e Distribuição de Água, João Carlos Natali.
Guararapes orienta moradores a economizarem água para evitar racionamento
A última chuva na cidade foi no dia 14 de novembro, mas choveu apenas 4,9 milímetros. Segundo a Prefeitura, a população de Guararapes consome 8 milhões de litros de água por dia.
Deste volume, 60% são fornecidos pela água captada do Córrego Frutal, pela represa. Os 40% restantes são abastecidos por um poço artesiano.
Poço artesiano volta a abastecer Guararapes no segundo semestre
Atitudes simples podem ajudar com que os reservatórios não entrem em estado de emergência, evitando o racionamento e outras consequências decorrentes da crise hídrica como:
- – Desligue a água enquanto estiver escovando os dentes;
- – Após fechar a torneira, certifique-se de que ela não esteja pingando. Essas gotinhas podem custar muito caro, sabia?
- – Limpe a louça antes de lavá-la. Essa é uma dica e tanto para evitar o desperdício. Tire o excesso de resíduos a seco e só depois jogue água. Ah, também não se esqueça de desligar a torneira enquanto estiver ensaboando, tá?
- – Reutilize água da máquina de lavar. Essa água não é própria para o consumo, mas pode servir para as plantas, lavar o quintal e dar descarga;
- – Cheque se há algum vazamento na sua casa;
- – Não tome banhos muito demorados. Uma ducha de 15 minutos gasta, em média, 135 litros de água;
- – Acumule as roupas para lavar. Assim, você enche totalmente a máquina e usa água uma vez só.