A região de Araçatuba reduziu os índices de furtos de veículos em outubro. Por outro lado houve aumento significativo no índice de estupros, principalmente contra vulneráveis. Os roubos em geral e de veículo também diminuíram e atingiram o menor patamar da série histórica, iniciada em 2001. Os latrocínios e roubos a bancos e de carga permaneceram zerados.
A análise dos dados criminais usa como referência o mês de outubro e os dez primeiros meses de 2019, primeiro ano pré-pandemia em que não houve restrição da circulação das pessoas. Nos últimos dois anos, São Paulo viveu um período de grande isolamento social, causado pela pandemia do coronavírus e que impactou diretamente na dinâmica criminal. Em 2020, a média de pessoas que permaneciam em suas casas, medida pelo Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), foi de 45%. Já em 2021, o número ficou em 42%. O índice de isolamento social, amplamente divulgado nos dois anos, foi calculado pelo IPT com base em informações sobre a movimentação de celulares, fornecidas pelas prestadoras de serviços de telecomunicação.
Os registros de roubos em geral apresentaram queda em outubro de 58,2%, passando de 67 para 28 ocorrências. De janeiro a outubro, também houve redução de 29,8%, de 624 para 438 casos. Ambos indicadores atingiram o menor patamar da série histórica, iniciada em 2001, sem contar os anos de 2020 e 2021, fortemente afetados pela pandemia.
Os furtos de veículos na região caíram 12,9%, de 31 para 27 casos no mês de outubro.
Os registros de roubos de veículos apresentaram queda em outubro de 8 para 1 ocorrências. Assim, o indicador atingiu o menor patamar da série histórica, iniciada em 2001, sem contar os anos de 2020 e 2021, fortemente afetados pela pandemia. De janeiro a outubro, também houve redução de 51%, de 51 para 25 casos.
Nos dez primeiros meses do ano, os roubos de carga diminuíram de 7 para 2 casos. Em outubro, não houve registro de ocorrências.
O número de homicídios dolosos teve seis registros a mais no mesmo período de 2019, de 4 para 10 boletins. Os estupros aumentaram de 20 para 37 casos.
Os furtos em geral aumentaram 1,5%, de 652 para 662 casos, em outubro.
Estupros
No casos dos estupros, nos 10 primeiros meses de 2019, período pré-pandemia, foram 60 casos. No mesmo período deste ano foram 62. No entanto, se comparar os casos de outubro com relação a setembro houve aumento considerável, passando de três para 10 casos. Os três casos de setembro foram crimes contra vulneráveis, e dos 10 casos de outubro, oito foram contra vulneráveis.
Produtividade
O trabalho das polícias paulistas na região de Araçatuba, no mês de outubro, resultou em 272 prisões de adultos e apreensões de adolescentes infratores. Foram retiradas das ruas 22 armas de fogo ilegais e registrados 84 flagrantes por tráfico de entorpecentes, com apreensão de 355 quilos de drogas. Também foram recuperados 28 veículos.
Dados estatísticos
Confira os dados estatísticos do Estado por ano e mês clicando aqui.
Operação Sufoco
A redução dos indicadores criminais é resultado da Operação Sufoco, que dobrou o número de policiais nas ruas da capital, a partir de maio, por meio de diárias extras. Posteriormente, a operação foi expandida para todo o estado, com reforço do policiamento, integrando policiais civis, militares e guardas municipais.
Nos primeiros 202 dias, completados no último dia 22; mais de 4,5 mil veículos foram recuperados, e outros 1,5 milhão vistoriados. Além disso, 25.223 pessoas foram presas ou apreendidas, por mandado ou em flagrante. Durante a Operação Sufoco, as polícias apreenderam mais de R$ 1 milhão e recuperaram 8.228 celulares furtados ou roubados.
Leia mais:
Mulher grita e consegue escapar de estuprador em Araçatuba
Gabriel Monteiro é transferido para presídio de Benfica por denúncia de estupro
MP pede prisão preventiva do ator José Dumont por estupro de criança