As Eleições Gerais de 2022 são marcadas por filas e demora para votar nas principais seções eleitorais de Araçatuba. Dentre as dificuldades constatadas pela reportagem estão a demora para a leitura da biometria e morosidade do eleitor em votar nos cinco cargos (deputado federal e estadual, senador, governador e presidente) e concluir a votação.
Na Escola Cristiano Olsen, localizada no Centro, a maioria das seções tinha filas. Na 47, especialmente, a fila tinha cerca de 25 eleitores, por volta das 9h30, e a espera foi de até uma hora e meia para votar.
O mesmo ocorreu no IE (Instituto Educacional) Manoel Bento da Cruz, também no Centro, onde os eleitores aguardavam em fila na maioria das seções, numa espera que chegou a uma hora e quinze minutos na seção 34.
Na Escola Euza Neuza, no Hilda Mandarino, eleitores também relataram demora e longas filas à espera da votação.
Dentre os problemas que levaram à demora está a dificuldade na leitura da biometria – os mesários faziam quatro tentativas de leitura para, só então, liberar a cabine de votação para o eleitor.
Outro problema relatado foi a dificuldade do eleitor que foi para a votação sem a colinha. Como são cinco candidatos a serem escolhidos, alguns que foram à seção sem os números anotados demoraram para concluir a votação – no Cristiano Olsen, por exemplo, um eleitor idoso levou cerca de 30 minutos para votar.
Além disso, alguns eleitores se confundiram com a confirmação dos votos – nestes casos, os mesários alertavam os eleitores para que concluíssem a votação e liberar a cabine para os demais que aguardavam na fila.
A votação teve início às 8h e segue até as 17h, pelo horário de Brasília. O início da apuração será somente após a conclusão da votação, o que deve ultrapassar as 17h, haja vista as grandes filas nas seções e as dificuldades do eleitor em votar.
Leia Mais:
3,5 mil eleitores de Araçatuba têm mudança no local de votação
TUA terá oito linhas de ônibus em Araçatuba neste domingo de eleições