A 2ª Região Administrativa Judiciária (2ª RAJ), sediada em Araçatuba, foi a convidada especial de mais uma edição da visita telepresencial “Memória TJSP”, promovida na manhã desta sexta-feira (21). O evento realizado pela plataforma Teams contou com ampla presença de desembargadores, juízes e servidores do Tribunal de Justiça.
Antes de dar início aos trabalhos, o juiz Carlos Alexandre Böttcher, integrante do Comitê do Programa Nacional de Gestão Documental e Memória do Poder Judiciário (Proname) do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e membro da Comissão de Gestão da Memória do TJSP, convidou todos os presentes a prestarem um minuto de silêncio em virtude do falecimento do desembargador aposentado Alexandre Moreira Germano, que coordenou o Museu do TJSP entre 2004 e 2017, ocorrido nesta sexta- feira (21).
Com o uso da palavra, o vice-presidente da Comissão de Gestão da Memória, desembargador Renato Delbianco, reforçou a importância da visita. “É um trabalho de pesquisa histórica importantíssimo para melhor conhecermos o Tribunal de Justiça e o Poder Judiciário do Estado, com intercâmbio de informações e difusão da memória e patrimônio cultural tanto da sede do TJ quanto de suas comarcas”, disse o magistrado.
Na sequência, os convidados acompanharam o tour virtual pelo Palácio da Justiça e outros espaços históricos do Judiciário Bandeirante, além de um vídeo produzido pela 2ª RAJ que trouxe um panorama de toda a Região Administrativa, que conta com 20 comarcas distribuídas em 4 circunscrições judiciárias (Andradina, Araçatuba, Jales e Lins), além de 44 prédios, 61 juízes e cerca de 1,4 mil servidores.
Após os vídeos, o juiz diretor da 2ª RAJ, Antonio Fernando Sanches Batagelo, fez um breve balanço da Comarca de Araçatuba, sede da Região Administrativa, que completa 100 anos em 2022. “Um dos pontos mais relevantes dessa história foi a elevação da Comarca a entrância final. É graças a isso que estamos aqui hoje, recebendo esta visita”, ressaltou o magistrado.
O evento telepresencial também contou com a presença de magistrados como o desembargador Luiz Antonio Cardoso, o juiz substituto em 2º grau Emerson Sumariva Júnior, os juízes de Araçatuba Alcides Lourenço Cabral Filho, Adeilson Ferreira Negri e Roberto Soares Leite, e os magistrados aposentados Nilton Santos Oliveira e Vicente Benedito Battagello, que também atuaram na região.
Sobre o “Memória TJSP”
O projeto idealizado pela Comissão de Gestão da Memória do TJSP é um convite gratuito a magistrados, servidores e ao público em geral para conhecerem um pouco mais sobre o vasto patrimônio histórico e cultural da Corte bandeirante, em um tour virtual monitorado com cerca de uma hora de duração.
Com o objetivo de divulgar conteúdos do Museu, Palácio da Justiça, Arquivo e Biblioteca, a iniciativa percorre as 10 Regiões Administrativas Judiciárias do Estado desde 2021. Além de Araçatuba, o evento já passou pelas RAJs de Sorocaba, São José dos Campos, São José do Rio Preto, Santos, Ribeirão Preto, Presidente Prudente, Campinas e Bauru.
A última edição da visita telepresencial “Memória TJSP” acontece no dia 25 de novembro, às 11 horas. A convidada será a 1ª RAJ – Grande São Paulo. As inscrições podem ser feitas pelo agendamento virtual.
Leia mais:
Sumariva é promovido a desembargador substituto do TJSP
TJ decide que igreja deve restituir doações e indenizar ex-fiel por danos morais