Araçatuba passa a ter uma campanha permanente de combate à evasão escolar no ensino público no município. Também ficará incluído no calendário oficial de eventos da cidade o Dia de Combate à Evasão Escolar, a ser celebrado anualmente em 11 de agosto, oficialomente o Dia do Estudante no Brasil.
A lei 8.549, que institui a campanha, é de autoria do vereador Wesley da Dialogue (Podemos) e foi sancionada pelo prefeito Dilador Borges (PSDB). A publicação está no Diário Oficial do Município desta quarta-feira (19).
Conforme o vereador, ele fez um requerimento de informação para a Prefeitura, em setembro deste ano, e foi enviada resposta dizendo que, em 2021, houve oito crianças dentro do índice de abandono escolar, mas que não havia registro de evasão no mesmo ano.
“Porém, na Conferência da Criança e do Adolescentes, que correu agora em outubro, foi informado que existe 437 crianças com excesso de falta, partindo para o índice de evasão”, afirmou o parlamentar, ressaltando que a campanha deverá ajudar a reduzir este número.
Programas e Ações
A Campanha Permanente de Combate à Evasão Escolar deverá desenvolver programas, ações e conexões entre órgãos públicos, sociedade civil e organizações sem fins lucrativos, que visem ao desenvolvimento de competências socioemocionais e ao desenvolvimento cognitivo do aluno durante todo o ano letivo.
Ela prevê, ainda, a expansão do número de escolas que dispõem do modelo Programa em Tempo Integral e a aproximação da família do aluno de suas atividades escolares, de suas ambições pessoais, de seus planos futuros e de seu ambiente estudantil.
A Secretaria Municipal de Educação deverá promover atividades que aproximem os alunos e estreitem seus vínculos, além de construir currículos complementares voltados à integração educacional tecnológica e às necessidades pedagógicas dos tempos modernos.
A lei prevê também a estruturação de currículos complementares centrado no aluno, com aulas que exijam interação constante entre os corpos docente e discente e com a oportunidade de escolha de disciplinas.
As escolas também deverão promover disciplinas de Projeto de Vida, em que o Educador discuta com os alunos as possibilidades que os estudantes têm para depois da conclusão do Ensino Básico.
Leia Mais:
Júri absolve acusado de matar credor atropelado com caminhão em Araçatuba
Procon de Araçatuba altera horário de funcionamento nesta quinta-feira