O vereador Wesley da Dialogue (Podemos) solicitou à TUA (Transportes Urbanos de Araçatuba) que disponibilize o serviço de transporte público coletivo no dia 2 de outubro, quando ocorrerá o primeiro turno das eleições de 2022, e também no dia 30 de outubro, data do segundo turno. A solicitação deve-se ao fato de a TUA não disponibilizar mais ônibus aos finais de semana.
“Nestes dias, todos os cidadãos ficam convocados para um dos exercícios de cidadania mais importante, que é o ato de votar em seus representantes políticos que irão exercer mandato nos próximos quatro anos”, afirmou o vereador, que enviou a solicitação ao diretor da TUA, Luciano Moreno Castilho.
Com subsídio, TUA volta a circular à noite, mas transporte aos domingos ainda está suspenso
O parlamentar lembra que Araçatuba tem cerca de 154 mil eleitores aptos a votar e afirma que a população precisa chegar aos locais de votação e exercer seu direito à cidadania. “É necessário analisar os entraves que atingem cotidianamente pessoas com deficiência, com mobilidade reduzida, empobrecidas e/ou em situações de vulnerabilidade socioeconômica”, escreveu Wesley.
Ele afirma que, geralmente, os colégios eleitorais são próximos da residência dos eleitores, no entanto, muitas pessoas encontram dificuldades para percorrer esse trajeto, ou até mesmo não possuem cadastro atualizado e por isso não votam próximos da sua atual residência, e por vezes, não têm meios de condução adequada para tal.
Prefeitura de Araçatuba contrata Fipe para avaliar subsídio permanente à TUA
“Sendo assim, o percurso acaba por se tornar um impedimento para o exercício da cidadania dessas pessoas”, observou. “O transporte público torna-se essencial para a locomoção de diversas pessoas neste período de tamanha importância; além de que, o transporte público é um direito garantido constitucionalmente para todos os cidadãos”, finalizou.
A TUA ainda não se manifestou sobre a solicitação.