De acordo com a equipe médica da UTI Geral 1, em razão da boa evolução do quadro clínico e a reversão bem sucedida do coma induzido, o paciente vereador Gilberto Batata Mantovani foi extubado às 13h30 desta terça-feira (20). Decorridas suas horas do procedimento, o paciente reagiu bem à retirada da ventilação mecânica, mas ainda faz uso de máscara de oxigênio. Ele está internado desde o dia 11, quando sofreu um grave acidente de carro.
A equipe também informa que o paciente está consciente e recobrando aos poucos a comunicação. Pela manhã, Batata recebeu a visita dos vereadores Alceu Batista (presidente da Câmara), Mauricio Bem Estar e Nelsinho Bombeiro, e do diretor da Câmara Municipal Antônio Leal. A visita durou poucos minutos e o paciente reagiu bem à presença dos colegas de Câmara
O acidente
O vereador foi socorrido desacordado após sofrer um acidente na rodovia Elyeser Montenegro Magalhães (SP-463), perto da alça de acesso da rodovia Marechal Rondon (SP-300), na madrugada de domingo, dia 11 de setembro. Ele estava na companhia de uma mulher de 34 anos, e capotou um Toyota Corola.
A reportagem do RP10 apurou que Batata seguia pela pista no sentido sul (Aracanguá – Araçatuba) e perdeu o controle do carro ao tentar fazer uma ultrapassagem. Ele bateu em uma mureta central e o veículo capotou diversas vezes. A mulher que acompanhava o vereador sofreu escoriações.
Politraumatismo
De acordo com a equipe médica, quando da chegada ao hospital, o paciente apresentava quadro de traumatismo de tórax grave com contusão pulmonar bilateral que provocou um pneumotórax, sendo necessária a realização de drenagem de tórax.
Batata passou ainda por uma cirurgia de laparatomia exploradora (procedimento cirúrgico realizado para avaliar a cavidade abdominal), que não encontrou outras lesões.
Conforme a Santa Casa, exames realizados indicam que o paciente também sofreu traumatismo craniano encefálico de natureza leve a moderada e traumatismo de abdome fechado com pneumoperitônio (presença de ar na cavidade abdominal).