O Mutirão de Cirurgias Eletivas realizado pelo Governo do Estado em parceria com hospitais filantrópicos e privados reduziu a fila de espera por cirurgias na região de Araçatuba em 68,9%, segundo o secretário de Estado da Saúde, Jean Gorinchteyn, que esteve em Birigui e Araçatuba nesta quinta-feira (22) e falou com exclusividade para o RP10 e a Band FM.
O programa de mutirão de cirurgias eletivas teve início no mês de junho e avaliou 29 mil pacientes da região de Araçatuba que aguardavam por um procedimento cirúrgico. Com isso, a fila caiu para 9 mil pacientes e, desde então, mais de 2.150 procedimentos já foram realizados pelas Santas Casas de Araçatuba, Birigui, Buritama, Penápolis, Guararapes, Valparaíso, Sud Mennucci, Pereira Barreto e Andradina.
AMEs de Araçatuba e Andradina vão avaliar pacientes para mutirão de cirurgias
As unidades estaduais da região, como o Hospital Estadual de Mirandópolis e os AMEs (Ambulátórios Médicos de Especialidades) de Araçatuba e Andradina também realizaram procedimentos, assim como uma unidade privada credenciada de Birigui, a Oftalmo Company, que segundo o secretário, irá colaborar com mais de 2,6 mil procedimentos.
“Isso vai permitir que as pessoas que estavam na fila possam ser atendidas de forma qualificada e célere”, pontuou Jean Gorinchteyn.
Santa Casa de Araçatuba inaugura salas cirúrgicas
Em Araçatuba, o secretário de Estado de Saúde realizou uma visita técnica à Santa Casa de Araçatuba, onde inaugurou duas salas cirúrgicas equipadas e com pessoal contratado com recursos do UniSalesiano e Prefeitura de Araçatuba, exclusivamente, para a realização de cirurgias eletivas.
No Estado
Ainda conforme o secretário, em todo o Estado, 538 mil pessoas aguardavam procedimentos cirúrgicos e mais de 52% deste número já foram acolhidas.
“Isso mostra o quanto este projeto de ação conjunta com 645 municípios e hospitais filantrópicos e privados, ajudou a dar celeridade a esta atenção, que não era só um projeto de saúde pública, mas, especialmente, um programa humanitário”, afirmou.
Grande São Paulo
Na Grande São Paulo, que inclui a capital paulista, 70% das ações já foram realizadas pelo Mutirão de Cirurgias Eletivas, segundo Jean Gorinchteyn. “Esse projeto tem sido feito de uma forma que passa a ser exemplo não só para São Paulo e para o Estado, mas para todo o País”, concluiu.
Leia Mais:
Previsão para o fim de semana: Temperatura cai e chega aos 11°C em Araçatuba