O ex-vereador, professor e esportista Hélio Corrêa, conhecido como Helinho da AEA, faleceu na tarde desta quinta-feira (1º), no Hospital Unimed de Araçatuba, onde estava internado havia uma semana, para o tratamento de uma pneumonia. Ele tinha 76 anos de idade e também enfrentava um câncer.
Helinho Correa era graduado em Direito, Pedagogia e Educação Física. Foi professor de Educação Física do Estado e do Senai, na década de 1970. Também foi professor universitário na antiga Esefa (Escola Superior de Educação Física de Araçatuba).
Apaixonado por futebol, fez parte de várias gestões da diretoria da antiga AEA (Associação Esportiva Araçatuba). No time, foi preparador físico, técnico e gestor. Helinho foi um dos responsáveis pelo acesso da AEA à primeira divisão, e 1995.
“Ele era um grande esportista, tinha capacidade para montar bons times e marcou o seu nome no esporte da cidade”, afirma o ex-vereador de Araçatuba Nei Giron.
Na política, Helinho Corrêa foi eleito vereador em Araçatuba por quatro vezes, sendo a primeira em 1982. Participou da 9ª Legislatura (1983-1988); da 10ª (1989-1992); 11ª (1993-1996) e da 12ª Legislatura (1997-2000). Foi também presidente da Câmara, e 1991 e 1992.
Nas últimas eleições municipais, em 2020, chegou a se candidatar novamente, com as bandeiras do esporte, saúde e professores, mas não conseguiu se eleger.
Entre os anos de 2017 e 2020, auxiliou o mandato do ex-vereador Denilson Pichitelli, para quem Helinho ficou marcado por fazer parte do trio HDV, siglas dos nomes dos então vereadores Hélio Corrêa, Dunga (que ainda exerce mandato como parlamentar em Araçatuba), e o ex-vereador Valério Cambuhy, já falecido, entre os anos de 1993 e 1996. “Esse trio era terrível e deu muito trabalho ao então prefeito Domingos Andorfato”, recorda Pichitelli.
Helinho Corrêa também trabalhou no extinto Daea (Departamento de Água e Esgoto de Araçatuba), durante mandato do então prefeito Jorge Maluly Netto, já falecido, e ocupou cargo comissionado no primeiro mandato do prefeito Cido Sério, entre 2009 e 2012.
Helinho Corrêa era casado com a professora Magali Bressan Corrêa há 53 anos e deixa, além da viúva, os filhos Marcelo, Marlon e Mateus.
O velório deve ter início na manhã desta sexta-feira (2), em lugar ainda não definido pela família. Não há informações sobre o sepultamento.
Leia Mais:
Após reunião com Procon, Expô Araçatuba garante meia-entrada
Após 26 dias em coma, estudante de Araçatuba se recupera de acidente de moto