Enquanto está escrevendo o seu currículo, parou a certa altura e perguntou se seria ou não útil incluir a sua fotografia na esperança de aumentar as chances de conseguir o trabalho dos seus sonhos. Embora a inclusão de uma fotografia em tal documento não seja um requisito, tem uma grande vantagem na medida em que facilita ao recrutador a recordação da sua candidatura. Sendo este o caso, pode-se perguntar que fotografia colocar num CV e como colocá-lo para um maior profissionalismo.
Como colocar uma fotografia profissional no seu CV?
A questão da utilidade de uma fotografia num CV é uma que nunca deixa de ser objecto de tinta e cuspo. Para além do título de um CV, a fotografia é uma excelente forma de criar uma primeira impressão do lado do empregador. No entanto, a fim de incluir uma fotografia num curriculum vitae como deve ser, existem certas práticas a seguir.
Antes de mais, é preciso pensar no tipo de fotografia a fixar, limpando a sua mente de qualquer coisa que esteja totalmente fora do mundo profissional. Fotos de família ou de férias ou até foto no currículo como deve ser.
Uma fotografia é elegível neste documento quando é, acima de tudo, profissional e pode inspirar confiança. De facto, o recrutador, ao visualizar a sua imagem, já pode ter uma ideia da sua personalidade e da sua elegibilidade para o cargo que está a ser promovido.
Uma vez que a fotografia tenha sido selecionada com um certo grau de convicção, deve ser colocada no CV. Este é um passo que requer alguns requisitos que o ajudarão a ganhar o jogo. Trata-se de estar virado ou ligeiramente de perfil e privilegiar um torso facial ¾, com o olhar fixo num ponto à direita ou à esquerda da lente.
A seguir, o enquadramento da fotografia. Deve ser dada especial atenção a este aspecto. Também pode escolher uma fotografia onde esteja a sorrir, mas o ideal é ter um aspecto agradável.
Como colocar uma fotografia no seu CV?
Antes de mais, precisamos de falar sobre o tamanho perfeito para uma fotografia de CV, para dizer que a escolha ideal é o formato de identidade. Não é nem demasiado pequeno nem demasiado grande. É preferível optar por um formato retangular (6,5 cm x 4,5 cm). Além disso, a fotografia não deve ser pixelada.
Não deve ocupar metade da página de um CV. De facto, o objectivo do recrutador não se concentra na sua fisionomia, mas sim nas suas competências, experiência profissional, antecedentes, etc. Contudo, torna o documento mais vívido. Para tal, a norma recomenda a sua inserção no primeiro bloco do CV.
Ou seja, na seção que contém informações sobre a identidade do candidato. Este é o apelido, nome, morada e dados de contato que se encontram à esquerda do documento. Na direção oposta (à direita) a fotografia deve ser colocada.
É aconselhável inserir a foto de um processador de texto e certificar-se de que não há lacunas na formatação. Pode então reduzir o seu peso, poupando-o em formato JPEG.