Diante do aumento dos preços, os brasileiros estão economizando até na hora de comprar sabonete e xampu. É o que revela o estudo sobre hábitos de higiene pessoal, desenvolvido pela consultoria Kantar, publicado no jornal O Estado de São Paulo.
A pesquisa revela que, no segundo trimestre deste ano, houve um aumento de 9% no número de pessoas que não usam sabonete no segundo banho diário, comparado ao mesmo período de 2018, quando começou a série deste levantamento.
O levantamento aponta que 31% dos brasileiros cortaram o sabonete e xampu da lista de compras. O motivo: o preço. Segundo dados do IPCA-15, que indica a prévia da inflação em 12 meses, o sabonete teve um aumento de 27,97%, índice equivalente ao dos alimentos.
Além do preço dos produtos, outros custos como da energia e da conta de água também dificultam o acesso à higiene adequada para a população.
“O aumento da inflação e o agravamento do cenário econômico levaram o consumidor a ter de fazer escolhas, seja cortando produtos, seja racionalizando o uso para que durem mais”, analisou Rafael Couto, diretor da consultoria, em entrevista ao jornal paulista.
Segundo a pesquisa, esta realidade de banho só com água atinge, especificamente, a população das classes D e E, cuja renda média individual é de R$ 761,63, o que corresponde a cerca de 65% do salário mínimo em vigor.
O grupo mais afetado está na região Sudeste do país, onde estão concentrados 54% dos entrevistados. Deste universo, mais da metade é de mulheres (53%).
A pesquisa é desenvolvida por meio de um aplicativo que monitora o comportamento de higiene de 4 mil pessoas. Este público representa, segundo cálculos da consultoria responsável pelo projeto, cerca de 115 milhões de brasileiros.
Desde o início, a pesquisa vem percebendo um crescimento constante do número de brasileiros que tomam banho sem sabonete e xampu. Em 2021, por exemplo, no segundo trimestre, o avanço foi de 28%, em comparação ao mesmo período de 2018.