O Cartório Eleitoral de Araçatuba realizou, nesta segunda-feira (26), auditoria nas urnas eletrônicas da 299ª Zona Eleitoral, com a presença de autoridades e a imprensa. O objetivo é demonstrar a transparência e a seriedade do sistema eleitoral.
Foram auditadas 9 urnas escolhidas aleatoriamente pelo juiz eleitoral da 299ª Zona Eleitoral, Roberto Soares Leite; promotor Luiz Antônio de Andrade; e pelo representante da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), Pedro Chagas.
Conforme a chefe da 299ª Zona Eleitoral, Fabiana Camargo de Oliveira Silva, a auditoria é uma continuação dos trabalhos de geração de mídias, inseminação de urnas, lacração e verificação da autenticidade e integridade do sistema, que teve início no último dia 21.
“Todas as zonas eleitorais, num percentual de 3% a 6%, dependendo do seu número de urnas, deve fazer estes testes para demonstrar que as urnas estão em bom funcionamento para as eleições”, explicou.
A 299ª Zona Eleitoral possui 284 urnas, das quais 3%, o equivalente a 9, passaram pela auditoria. Elas foram deslacradas para que fossem verificados os nomes dos candidatos e seus respectivos partidos, assim como os nomes dos eleitores inseridos nas urnas.
Todo o procedimento, que está previsto na Resolução dos Atos Gerais do Processo Eleitoral, será registrado em uma ata e enviada ao TRE-SP (Tribunal Regional Eleitoral) para arquivo, acompanhamento e homologação.
Cartório Eleitoral de Araçatuba inicia preparação das urnas para as Eleições 2022
Depois, as urnas foram lacradas novamente e preparadas para serem encaminhadas para as seções eleitorais, o que vai ocorrer no próximo sábado (1º), véspera das eleições gerais.
O juiz eleitoral Roberto Soares Leite disse que a auditoria é importante para demonstrar à população e divulgar que o processo é sério e transparente.
Cartório comunica mudança de local de votação de 3,5 mil eleitores de Araçatuba