A Campanha Dia de Doar realiza, nesta quinta-feira (1º), uma audiência pública, a partir das 19h30, na Câmara Municipal de Araçatuba, com a presença da jornalista Carol Dias, responsável pela liderança do Dia de Doar no Brasil, celebrado no dia 29 de novembro. O objetivo do evento é estimular a doação de pessoas físicas, empresas e organizações e, de outro lado, lembrar que as organizações sem fins lucrativos pode realizar ações para receber doações, virtuais ou presenciais.
O Dia de Doar faz parte de um movimento mundial chamado #GivingTuesday (terça-feira de doação). A iniciativa aconteceu pela primeira vez nos Estados Unidos, em 2012, e é realizada sempre na terça-feira após o Dia de Ação de Graças (Thanksgiving), uma resposta solidária à Black Friday e à Cyber Monday.
No Brasil, a primeira edição foi em 2013 e, no ano seguinte, o país entrou oficialmente no movimento global. Araçatuba participa da campanha desde 2019, proporcionando às instituições do terceiro setor na cidade um momento de visibilidade e interação com a sociedade civil.
Dia de Doar reforça a importância das doações como um hábito entre os brasileiros
A expectativa para 2022 é que milhões de pessoas no País sejam estimuladas para realizarem ações de generosidade, em uma grande onda de solidariedade. Na edição de 2021, ano que também ficou marcado pela pandemia de Covid-19, o Dia de Doar movimentou mais de R$ 2,3 milhões de doações on-line. No total, mais de 23 milhões de pessoas foram alcançadas pelas redes sociais.
No site, é possível encontrar a lista de campanhas comunitárias que já foram realizadas no País, saber como liderar uma campanha e até um modelo de projeto de lei para cidades que quiserem formalizar a celebração do Dia. O site é www.diadedoar.org.br. Mais informações pelo email [email protected] ou nas redes sociais @diadedoar
Araçatuba participa de Campanha “Dia de Doar”
É responsável pela liderança do Dia de Doar no Brasil, fomentando a prática de filantropia comunitária nos mais diversos tipos de comunidade por todo o país. Por esta ocupação também assume a liderança do submandato do Dia de Doar no Movimento por Uma Cultura de Doação. Além disso, alimenta diariamente o Monitor das Doações da Associação Brasileira de Captadores de Recursos (ABCR).
Formada em Jornalismo pelo Centro Universitário Belas Artes de São Paulo, foi selecionada como melhor aluna do curso e fez pós-graduação em Direção de Arte em Comunicação. Tem larga experiência em consultoria e execução de estratégias para comunicação no terceiro setor, assim como na gestão de projetos e produção audiovisual focada em narrativas transformadoras.