O Bispo Diocesano de Araçatuba, Dom Sergio Krzywy, se encontrou com o Papa Francisco, na manhã desta quinta-feira (29), em audiência na Biblioteca do Vaticano.
Dom Sergio e os demais 24 bispos das três regiões que integram o grupo do Regional Sul 1, e o padre administrador diocesano de São João da Boa Vista, relataram ao Papa Francisco a realidade eclesial e social das três arquidioceses e 20 dioceses paulistas que, com seus bispos, cumprem, nesta semana, a agenda da Visita Ad Limina Apostolorum.
Numa manhã de partilha, o Papa Francisco recordou as quatro “proximidades” importantes na vida do bispo: a proximidade com Deus na oração; a proximidade entre os bispos no afeto colegial; a proximidade com os padres, colaboradores do ministério episcopal, e a proximidade com todo o povo de Deus.
“Conversamos como irmãos”
No encontro, o Papa Francisco insistiu na experiência sinodal da Igreja em deixar-se conduzir pelo Espírito Santo, demostrou também sua preocupação para com as guerras existentes no mundo e pediu ao episcopado uma presença pacificadora, intermediando sempre para o fim de qualquer tipo de conflito.
“Conversamos como irmãos! Saímos entusiasmados e impressionados com a disponibilidade e a abertura do Santo Padre”, explicou dom Milton Kenan Júnior, bispo diocesano de Barretos.
Em forma de prece, o episcopado paulista, na voz de dom Luiz Carlos, rogou: “Nós, bispos, pedimos a graça da conversão pessoal a cada dia, assim como da conversão pastoral e missionária das dioceses sob nossa responsabilidade, para contribuirmos mais eficazmente para a edificação do Reino”.
Como parte da Visita Ad Limina, os bispos celebrarão, nesta quinta-feira, Missa na Basílica São Paulo Fora dos Muros e, após, serão recepcionados pelo embaixador do Brasil junto a Santa Sé, Henrique Sardinha Pinto, na residência da Embaixada.
Leia Mais:
Bispo Diocesano de Araçatuba se encontra com Papa Francisco no Vaticano
Cúria Diocesana de Araçatuba é reinaugurada em cerimônia com bispo