O candidato a deputado estadual, Lucas Zanatta (PL) devolveu R$ 100.000,00 (cem mil reais) ao Fundo Especial de Financiamento de Campanha. O FEFC, como é conhecido, é um fundo público destinado ao financiamento das campanhas eleitorais dos candidatos.
“Eu quero ser coerente com aquilo que propus. Essa campanha eu vou concorrer dependendo de doações. Não é fácil. É uma campanha grande, mas vou manter minha coerência porque eu propus um repúdio contra esse fundo enorme e por isso aceito o desafio de concorrer única e exclusivamente com o apoio de doações. É uma grande campanha, preciso de apoio, doações e vou manter minha coerência”, afirma Zanatta.
TRE-SP decide que Zanatta deve permanecer no cargo de vereador
A devolução do montante foi feita na tarde desta segunda-feira, dia 29 de agosto, e o valor devolvido – conforme documentos anexos – ao Tesouro Nacional.
Segundo o site do Tribunal Superior Eleitoral, as diretrizes gerais para a gestão e distribuição dos recursos do FEFC são regulamentadas pela Resolução-TSE nº 23.605/2019. Para a eleição de 2022 o valor do FEFC é de R$ 4.961.519.777,00, montante que foi disponibilizado pelo Tesouro Nacional ao TSE em 1º de junho de 2020, nos termos da Lei nº 9.504/1997, art. 16-C, § 2º.
Zanatta apresenta recurso para projeto de banheiros multigêneros tramitar na Câmara