A Santa Casa de Araçatuba não irá utilizar os 30 leitos do Hospital da Mulher que foram disponibilizados pela Secretaria Municipal de Saúde para a realização de cirurgias eletivas. Análise da estrutura da unidade, realizada por técnicos da área médica da instituição, indicou a impossibilidade de utilização a curto prazo.
De acordo com o levantamento, a utilização dos 30 leitos demanda a aquisição de equipamentos, alguns dos quais não disponíveis no mercado para entrega imediata. A viabilização dos leitos também exige e contratação de recursos humanos, dentre os quais, médicos, que não se consegue contratar com a rapidez que o mutirão de eletivas necessita.
A diretoria da Santa Casa de Araçatuba esteve reunida com a secretária municipal de Saúde, Carmem Guariente para informá-la sobre a impossibilidade técnica de utilização dos leitos do Hospital Municipal.
A secretária também foi informada pela diretoria de ajustes que foram feitos pela administração e direção técnica da Santa Casa e que resultaram em uma solução interna que está sendo utilizada desde o mês passado pelo núcleo de cirurgias eletivas.
Prefeitura oferece Hospital Municipal para realização de cirurgias eletivas
Leitos exclusivos
Foram disponibilizados alguns leitos para uso exclusivo de pacientes cirúrgicos eletivos. Com isso, no mês passado foram realizadas 45 cirurgias e nos primeiros cinco dias úteis de agosto, foram realizadas 20 cirurgias, o que projeta a realização de praticamente o dobro de cirurgias neste mês.
Na segunda-feira (8/8) a diretoria da Santa Casa de Araçatuba iniciou uma nova ação: colocar em funcionamento duas salas do Centro Cirúrgico que estão desativadas há mais de um ano por falta de equipamentos e materiais. Com isso, o Bloco Cirúrgico contará com um total de 12 salas para realização de cirurgias de média e alta complexidades.
“Atendendo à sugestão da secretária municipal de Saúde, Carmem Guariente, vamos elaborar nesta semana o plano de trabalho sobre o instrumental necessário para colocar as duas salas em funcionamento. Os equipamentos vão ser adquiridos com recursos do Programa Mais Médicos do UniSALESIANO, ainda esse mês. Com isso, a quantidade de cirurgias eletivas realizadas vai aumentar significativamente”, informa o provedor Petrônio Pereira Lima.
De acordo com o provedor, a secretária de Saúde, também acenou com a possibilidade de repassar recursos para contratação dos recursos humanos necessários para o mutirão de eletivas ganhar mais velocidade.
Santa Casa de Araçatuba diz não ter recursos para pagar piso da enfermagem